O segundo número do almanaque ‘A Corriola’, editado pela Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, foi lançado esta semana. Comparativamente à primeira edição, apresenta-se com mais conteúdo, útil e diversificado.
Trata-se de uma publicação, inspirada no clássico 'Borda d’ Água', com informações técnicas, em linguagem acessível, conselhos para o ano agrícola madeirense, curiosidades, passatempos, anedotas, receitas com produtos madeirenses e espaços para anotações.
Abre com um texto da autoria de Paulo Santos, diretor regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, sobre a lua e a influência sobre as produções agrícolas que, desde tempos remotos, lhe é reconhecida e merece a atenção dos investigadores.
"Se tem sido fiel e acertada conselheira agrícola, e para não recuar mais, dos nossos tetravós, bisavós, avós e pais, por que não continuar a recorrer aos seus préstimos, tanto mais que totalmente graciosos?", considera o diretor regional.
Ana Ghira, diretora de serviços da SRA e coordenadora da publicação, escreve na nota de abertura que ‘A Corriola’ "pretende fazer perdurar nos tempos áureos da sabedoria os conteúdos agronómicos, continuando a valorizar e a cuidar das raízes ancestrais de forma científica, mas também recreativa, para que possa continuar a crescer e a florir".
É também da mesma autora um texto que procurar explicar, de forma resumida, as influências da lua nas plantações. "A intensidade da iluminação da lua correspondente a cada fase lunar, tem uma forte influência na agricultura e nas diferentes operações culturais das plantas", refere no texto intitulado ‘As quatro fases da Lua’.
Com mais informação e, consequentemente, mais páginas, esta edição (gratuita e com apenas dois mil exemplares) pode ser solicitada através do e-mail dra@madeira.gov.pt e adquirido nas instalações da SRA, no Edifício Golden, no Funchal.
Iolanda Chaves