MADEIRA Meteorologia

PSD quer avaliar o atual regime de proteção dos recursos naturais e florestais

Data de publicação
07 Outubro 2024
16:35

O Grupo Parlamentar do PSD Madeira submeteu, hoje, na Assembleia Legislativa, um requerimento para a realização de uma audição parlamentar com o objetivo de avaliar e monitorizar o atual regime de proteção dos recursos naturais e florestais, estabelecido pelo Decreto Legislativo Regional n.º 35/2008/M.

Este decreto, em vigor desde 2008, representou um avanço significativo no ordenamento florestal, ao integrar a proteção ambiental e o usufruto lúdico das florestas, procurando, sempre, o equilíbrio entre atividades económicas inseridas no espaço florestal e a sustentabilidade ambiental.

Após 16 anos da vigência deste regime, torna-se imperativo avaliar e monitorizar este percurso junto das entidades e associações que acompanham as atividades em espaço natural e/ou florestal, assim como ponderar o regime em vigor, até para, se necessário, proceder-se a uma revisão do mesmo.

Neste sentido, o Grupo Parlamentar do PSD Madeira considera fundamental ouvir as entidades e associações que trabalham diretamente com os recursos naturais e florestais, de que são exemplo o Instituto das Florestas e da Conservação da Natureza, Núcleo da Madeira da Quercus; Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal; Associação de Criadores de Gado das Serras do Poiso e Associação de Pastores das Serras de Santo António, São Roque e Arieiro, entre outras.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas