MADEIRA Meteorologia

PSD e JPP juntos na pretensão de um regime de mecenato próprio para os arquipélagos

Data de publicação
03 Fevereiro 2026
10:38

Após as intervenções políticas do dia e os votos que se seguiram, ao plenário madeirense subiu um diploma, efetivamente, de índole legislativa, no caso até dois, cujo o debate se faz em conjunto.

Tratam-se de propostas de lei à República, no sentido de seja criado um regime de mecenato específico para as duas regiões autónomas, com consequente alteração do estatuto dos benefícios fiscais.

Rafael Carvalho partilhou com a câmara de deputados o conteúdo do documento social democrata, desde logo com essa ressalva que “a Madeira tem sido um exemplo na implementação de medidas fiscais”.

Quer, pois, os donativos considerados custos do exercício empresarial, até 0,8% do volume de negócios, numa majoração dos benefícios existentes, entre outras nuances.

O JPP, pela voz de Carlos Silva, alinha pela mesma tónica, revindicando um regime “simples e eficaz” que prima pela “proximidade”, tabelando um montante de ‘isenção’: 25 mil euros, que deixa aberto que possam ser alterado em sede de comissão de especialidade.

Em comum, no fundo, as duas bancadas querem ver refletidas (também) no mecenato a essência das autonomias.

Aliás, o deputado do JPP lembra uma discriminação positiva já existente nas regiões do interior do território continental.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Investigador na área da Educação
2/02/2026 07:40

A adesão de Portugal à então CEE em 1.1.1986 é considerada um marco histórico, que transformou o país nos últimos 40 anos celebrados em 2026.

A importância...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual considera ser a melhor utilização futura para o edifício do Hospital Dr. Nélio Mendonça?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas