MADEIRA Meteorologia

PS questiona luz verde da CMF aos projetos da Praia Formosa “sem os devidos estudos”

Data de publicação
29 Janeiro 2025
19:14

A Concelhia do Funchal do Partido Socialista questiona o facto de a Câmara Municipal do Funchal (CMF) anunciar já ter dado luz verde para que avancem os projetos imobiliários na Praia Formosa, “sem estarem salvaguardados os necessários estudos de mobilidade e sem serem tidos em conta os riscos de erosão costeira e o grau de perigosidade da escarpa”.

A notícia hoje avançada pelo JM-Madeira dá conta que serão construídos na Praia Formosa sete edifícios de nove andares e que está ultrapassada toda a parte burocrática na autarquia, mas esta luz verde suscita dúvidas aos socialistas.

Isabel Garcês critica as declarações do vereador com o pelouro do Urbanismo, o qual, ao fim de três anos de mandato, apresenta o desenho urbano daquela zona “sem os estudos que suportam a viabilidade e a segurança” destes empreendimentos.

A socialista alerta que não existem estudos de mobilidade, condição que considera fundamental, atendendo a que, se atualmente “são já por demais sentidos os constrangimentos na mobilidade da cidade, a construção de sete edifícios de nove andares irá, naturalmente, agravar os problemas de tráfego”.

Para além disso, a presidente da Concelhia do PS-Funchal deixa reparos ao facto de não serem considerados os riscos relacionados com a erosão costeira e das escarpas sobranceiras aos terrenos onde se prevê a construção dos referidos edifícios.

“É uma irresponsabilidade negligenciar a importância desses estudos”, reforça Isabel Garcês, acusando o PSD de estar a “desvirtuar o projeto de devolução à comunidade da Praia Formosa com a ausência dos estudos que fundamentam e sustentam o projeto”.

Os socialistas condenam ainda toda a opacidade que existe em torno deste plano, quando já se fala em vendas de apartamentos sem que tenha havido ainda o devido licenciamento.

“O PSD, numa abordagem desastrosa e propagandista centrada nos projetos imobiliários, vem dar luz verde a esses mesmos projetos que nem deram entrada nos serviços da CMF”, aponta ainda Isabel Garcês.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas