MADEIRA Meteorologia

Profissão de nadador salvador condicionada pelo “desinteresse dos jovens”

Data de publicação
06 Fevereiro 2026
14:12

Terminaram hoje as provas de pré-admissão do Curso de Nadador Salvador Profissional organizado pelo SANAS Madeira. Neste sentido, surge um alerta para os condicionalismos previstos na área.

Ao longo de duas semanas foram disponibilizadas diversas sessões, orientadas por um dos Nadadores Salvadores Coordenadores da instituição, para uma primeira interação com a piscina, avaliação da adaptação ao meio aquático e informação das exigentes provas finais, representando uma importante seleção por entre os candidatos a formandos.

Ao longo das próximas 4 semanas os formandos receberão um total de 150 horas de conteúdo prático e teórico a fim de se habilitarem ao Exame Específico de Aptidão Técnica (EEAT) de Nadador Salvador.

A implementação dos novos, e mais restritos, procedimentos de entrada em Portugal e acesso à autorização para poder exercer profissionalmente no país trará constrangimentos aqueles que, à imagem dos últimos anos, deslocam-se dos seus países da América do Sul para cumprirem o verão europeu.

O comandante Angelo Abreu deixa o alerta: “Com a grande necessidade de Nadadores Salvadores Profissionais no nosso país e o desinteresse, cada vez mais generalizado, dos jovens em desempenhar esta profissão, antevêem-se dificuldades na garantia dos efetivos exigidos por lei para a abertura das praias não só regionais como nacionais.”

A solicitação e apresentação atempada dos documentos para iniciarem o processo “de entrada legal em Portugal é fundamental mas sabemos, por experiência dos últimos anos, que estes processos só começam a ser tratados de véspera pela grande maioria dos que pretendem trabalhar no nosso país” afirma Angelo Abreu, confidenciando que “parte da equipa que tem trabalhado connosco e que, fruto das condições oferecidas pelo SANAS Madeira, regressa para efetuar a época balnear já está com o processo em andamento” o que dá perspetivas de receberem luz verde para a sua deslocação até à Região em tempo útil.

É, por estes fatos, que o Comandante considera de “extrema importância a realização de pelo menos mais um curso por forma a se colocar no mercado regional elementos capazes de colmatar as necessidades das praias da região. É uma preocupação nossa garantir-se, na Madeira, números mínimos para que se possa ter uma época balnear segura, independentemente da localidade, praia ou entidade responsável pelo serviço de vigilância balnear. O importante é, e sempre será, a segurança de todos.”

Na tentativa de se minimizar os impactos deste processo está em avaliação “a realização de mais um Curso de Nadador Salvador Profissional por parte do SANAS Madeira ainda nesta época de defeso” e que estará dependente apenas “da confirmação de disponibilidade do formador e da aceitação por parte da entidade reguladora, garantindo-se um exame final atempado” concluiu Angelo Abreu.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Farmacêutico Especialista
4/02/2026 08:00

Somos confrontados diariamente com a realidade da vida, a sua fragilidade, com a existência de um trajeto finito temporalmente.

As notícias são profícuas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual considera ser a melhor utilização futura para o edifício do Hospital Dr. Nélio Mendonça?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas