MADEIRA Meteorologia

PCP diz que Estratégia Regional de Habitação está desadequada à realidade regional

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
22 Maio 2022
14:44

O deputado do PCP, Ricardo Lume esteve, ontem, em Santo António, freguesia do Funchal, para denunciar o facto de "a Estratégia Regional de Habitação delineada pelo Governo Regional estar completamente desadequada tendo em conta a atual realidade".

Disse, que, em junho de 2020, 4.800 famílias tinham solicitado apoio para habitação, "das quais 3 mil tinham um rendimento mensal inferior ao salário mínimo".

O comunista considerou que "a realidade mudou drasticamente desde 2020, para pior, e hoje com o aumento do custo de vida, os baixos salários, a especulação imobiliária, o aumento dos juros para o crédito à habitação e os valores elevados das rendas, estão a fazer com que muitas famílias que conseguiam resolver o seu problema habitacional com meios próprios deixem de ter tais condições".

A seu ver, o objetivo do Governo Regional em construir fogos para vender a custos controlados, "que em média vão custar mais de 185 mil euros - não dá resposta ao problema habitacional das muitas famílias que estão inscritas na Investimentos Habitacionais da Madeira (IHM) que procuram uma solução para o seu problema Habitacional.

A par disso, o PCP considera que a construção anunciada de 1.221 apartamentos a custos controlados até 2026 é insuficiente para as carências registadas.

"O PCP considera que, a par da necessidade de alterar a Estratégia Regional de Habitação para dar resposta efetiva às carências habitacionais dos madeirenses, também é necessário assegurar a solidariedade do Estado para com a Região de forma a que também na Região seja assegurado o direito constitucional a uma habitação digna".

Paula Abreu

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem vai ganhar a Taça de Portugal?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas