O secretário regional de Economia, José Manuel Rodrigues, representou hoje o presidente do Governo Regional na cerimónia da tomada de posse da Câmara Municipal de Santana e começou o seu discurso com um autoelogio.
“Fui eu que convidei o Dinarte Fernandes para vir para a política, já lá vão uns bons 15 anos; e em boa hora o fiz, porque ele tem demonstrado sagacidade política, visão estratégica, um genuíno espírito de serviço, um elevado sentido do bem comum e, essencialmente, uma entrega e uma dedicação notáveis na defesa dos interesses de Santana, tornando-a numa terra próspera e num dos melhores lugares da Madeira para viver”, referiu.
Depois, prometeu continuar a colaboração do Governo Regional com o município. “Reitero, hoje, o compromisso do Governo Regional de cumprir todas as medidas e obras anunciadas para os próximos quatro anos em Santana, destacando, em particular, o objetivo de prosseguir a coesão territorial da Região, por via de uma discriminação positiva para os concelhos do Norte e para a ilha do Porto Santo”.
Neste sentido, e “consciente da necessidade de aproveitar as imensas potencialidades deste concelho, o Governo vai construir um novo miradouro no Pico da Boneca, que, à semelhança do que a Câmara fez no Guindaste, no Faial, e do que pretende realizar em São Jorge, constituirão mais-valias para o turismo em Santana”.
O crescimento dos fluxos turísticos e da qualidade de vida dos santanenses “impõe, também, que se reforce o investimento nas redes de água potável e de saneamento básico, e daí a construção da ETAR de Santana - São Jorge, um investimento estrutural de 4 milhões e meio de euros, à qual se seguirá a construção da ETAR do Faial”.
O Orçamento da Região para o próximo ano comtempla, ainda, uma verba de 10 milhões de euros para a tão ansiada ligação Arco de São Jorge-Boaventura, fechando o anel da via rápida à volta da ilha - revelou.
Prometeu ainda “a cooperação institucional que é devida e a abertura para dialogar, negociar e colaborar na resolução dos problemas deste concelho”.