MADEIRA Meteorologia

ORAM2025: PSD diz que redução do IVA custa “mais de 200 milhões de euros”

Alberto Pita

Jornalista

Data de publicação
05 Novembro 2024
18:02

O presidente do Grupo Parlamentar do PSD/M, Jaime Filipe Ramos, referiu hoje que alargar a redução do IVA na Madeira “continua a ser um objetivo político” do PSD e, nesse sentido, disse esperar que a baixa do imposto nas taxas intermédia (12%) e normal (22%) aconteça ou na discussão na especialidade do Orçamento do Estado ou em sede de revisão da lei de finanças regionais, mas, numa situação ou noutra, o objetivo é que esse desagravamento produza efeitos já em 2025.

À saída de um encontro com Rogério Gouveia para preparação do Orçamento Regional para 2025, Jaime Filipe Ramos alertou que se a redução do IVA fosse assumida apenas pela Região, iria representar uma perda de receita para os cofres regionais de “mais de 200 milhões de euros”, o que geraria “insustentabilidade no Orçamento Regional”.

O Governo Regional e o PSD estão contra essa “penalização” para as receitas regionais e, por isso, defendem o “princípio da capitação simples”.

“Há duas formas” para evitar esse rombo na receita regional. “Ou em sede de especialidade do Orçamento do Estado é acautelada já a capitação simples, na fórmula do IVA na lei de finanças regionais, fazendo uma alteração à própria lei”, ou, na negociação entre governos - e dentro de uma semana há uma cimeira entre os três governos - é acautelada essa “situação para futuro” - disse.

No final do encontro com a equipa das Finanças, o líder da bancada parlamentar do PSD/M destacou ainda que o Governo Regional manterá o compromisso de garantir o diferencial fiscal nos 30% nos impostos cobrados, alargando-o em 2025 até ao 6.º escalão do IRS (abrangendo já 90% da população), mas também “às taxas liberatórias e à retenção na fonte dos profissionais liberais”.

Jaime Filipe Ramos disse ainda que se o IRC descer no País, como pretende o Governo da República (-1%), o Orçamento Regional vai acomodar a decisão e garantir o diferencial dos 30% sobre o valor nacional.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas