O Ocean Devotion Madeira, um grupo voluntário de jovens líderes que atua pela conservação e literacia do oceano, irá lançar, hoje, por volta das 19 horas, no Barreirinha Bar Café, uma petição regional que solicita uma moratória à exploração mineira no mar profundo da Madeira, na sequência de outras petições que já foram defendidas nacional e internacionalmente sobre este tema.
"Defender uma moratória significa pedir uma pausa precaucionaria e/ou proibição sobre a possibilidade de iniciar a exploração mineira em águas profundas, porque ainda existe um grande desconhecimento sobre este e ecossistema fantástico e as suas espécies. Ainda, com esta atividade poderá se perturbar ecologicamente este misterioso ecossistema marinho e causar um impacto irreversível no seu equilíbrio", explana o grupo, numa nota enviada à redação.
"Juntos podemos proteger as nossas belas águas madeirenses desta prática e defendermos esta declaração a nível nacional e internacional com outros países que já o estão a fazer", apela o Ocean Devotion Madeira.
De assinalar que o lançamento desta petição no Barreirinha Bar Café irá contar com a artista Eunice Pereira, que apresentará uma a intitulada HOPE, que poderá ser vista até ao fim do mês naquele espaço.
Marco Lima, juntamente com alunos do Fora de Zona, também vão realizar a perfomance teatral "S.O.S. Deep Sea", integrada na rubrica Socorro site specific.
A performance será enriquecida pelas demonstrações musicais de Post Fatima, Li-Polymer e Salty Man.
Todo o evento será um resultado da parceria entre o Ocean Devotion Madeira e O Desvio por acreditarem no poder da arte para comunicar sobre os temas mais importantes do século XXI.
Redação