O total de alunos inscritos nos estabelecimentos de Ensino Superior da Região aumentou 3,7% (mais 150 alunos) entre os anos letivos 2022/2023 e 2023/2024. Este aumento foi superior no ensino universitário (+3,9%; mais 108 alunos) comparado ao do ensino politécnico (+3,3%; mais 42 alunos).
O número de alunos inscritos em Mestrados 2.º ciclo aumentou 23,6% e os inscritos em Doutoramento 3.º ciclo aumentaram 26,0%, enquanto os inscritos em Especializações diminuíram 20,0% (menos 7 alunos no ensino universitário público). Os Cursos Técnicos Superiores Profissionais registaram uma diminuição de 23 alunos (-4,7%), totalizando 465 alunos inscritos.
Os dados são veiculados pela Direção Regional de Estatística que assinala, desta forma, o Dia Internacional da Educação, com uma atualização da série Retrospetiva das Estatísticas da Educação da RAM, incluindo dados relativos ao Ensino Superior do ano letivo 2023/2024. Os dados apresentados têm como fonte a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC).
No ano letivo 2023/2024, a Região Autónoma da Madeira (RAM) contava com 8 estabelecimentos de Ensino Superior, distribuídos por 4 universitários (todos públicos) e 4 politécnicos (2 públicos e 2 privados);
Foram disponibilizadas 788 vagas para os candidatos ao Ensino Superior (750 para licenciaturas 1.º ciclo e 38 para Mestrados integrados), representando uma diminuição de 1,0% face ao ano letivo anterior, com menos 8 vagas para licenciaturas. As áreas de Ciências representaram 39,2% das vagas disponíveis, e as de Engenharia 17,1%;
Em 2023/2024, estavam inscritos 1.664 novos alunos nos estabelecimentos de Ensino Superior da Região, mais 111 alunos que no ano letivo anterior (+7,1%). O maior aumento verificou-se nos estabelecimentos de ensino politécnico (+10,6%; mais 53 alunos) comparativamente aos de ensino universitário (+5,5%; mais 58 alunos). Destaca-se o aumento de 22 novos alunos inscritos em Doutoramentos 3.º ciclo do ensino universitário, totalizando 32 novos alunos neste ciclo.
Em termos de distribuição por áreas de educação e formação, as Ciências totalizavam 31,2% dos alunos inscritos no Ensino Superior na RAM em 2023/2024, seguidas pela Saúde e Proteção Social (15,5%), Engenharias (14,8%) e Serviços com (13,7%);
As mulheres inscritas constituíam 54,5% do total de alunos inscritos no ano letivo 2023/2024, correspondendo a um aumento de 1,4 pontos percentuais (p.p.) face ao ano letivo anterior. Tendo em conta os ciclos de estudos, apenas nos Cursos técnico superiores profissionais e nos Doutoramentos 3.º ciclo, a proporção de mulheres inscritas era inferior à de homens, respetivamente 29,9% e 46,7%. Entre as mulheres, a área de educação e formação privilegiada era “Saúde e Proteção Social”, representando 23,0% das inscrições femininas (521). Por outro lado, a preferência dos homens era pela área “Engenharia, Indústrias Transformadoras e Construção”, com 28,4% das inscrições (538);
O corpo docente no Ensino Superior em 2023/2024 era composto por 459 docentes ( 401 no público e 58 no privado), o que representa uma diminuição de 21 docentes face ao ano letivo anterior (menos 16 no público e 5 no privado). Esta redução foi observada exclusivamente no ensino politécnico (menos 28 docentes), enquanto o ensino universitário registou um aumento de 7 docentes;
Por natureza institucional, em 2023/2024, constatou-se uma maior presença de doutorados no ensino público (50,4%). No ensino privado o número de Doutorados e de Mestres era igual (21; 36,2%);
Em 2023/2024, a maioria dos docentes pertencia às categorias de Assistente (36,8%) ou de Professor Auxiliar (30,7%);
No ano mesmo ano letivo, foram contabilizadas 214 pessoas não docentes a exercer funções nos estabelecimentos de Ensino Superior da RAM (191 no público e 23 no privado).