Conforme noticiou, esta manhã, o JM, o NRP voltou, hoje, a navegar nas águas madeirenses para provas de mar, após ter estado em reparação no Porto do Caniçal, no decurso da semana passada.Conforme noticiou, esta manhã, o JM, o NRP voltou, hoje, a navegar nas águas madeirenses para provas de mar, após ter estado em reparação no Porto do Caniçal, no decurso da semana passada.
A informação foi confirmada ao JM pelo Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal), que no, entanto, não confirmou se após estes treinos, que decorrem na zona entre o Caniçal e as Desertas, este navio regressará ao porto onde se encontrava.
Recorde-se que, na passada semana, o navio patrulha ficou parado em alto-mar, já após ter falhado duas partidas, devido a uma avaria, que levou a que este fosse rebocado para o Caniçal e substituído pelo NR Setúbal, que assegurou a missão de rendição dos operacionais nas Selvagens.
Este episódio aconteceu pouco depois da grande polémica que envolveu de 13 militares que se recusaram a partir uma missão de patrulhamento de um navio russo na ZMM, justamente devido às insuficiências técnicas e de segurança do navio. O sucedido motivou a vinda do almirante Henrique Gouveia e Melo, chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), que repreendeu com severidade os tripulantes, entretanto já interrogados sobre o sucedido.
Redação