As zonas altas do Funchal vão estar mais protegidas dos incêndios após a conclusão de uma intervenção que irá criar uma nova faixa corta-fogo nas zonas altas de São Roque, como assegurou hoje a secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas.
Susana Prada visitou a obra em curso na zona do Montado da Esperança, num local que foi atingido com intensidade pelos incêndios. Trata-se de uma empreitada orçada em cerca de cinco milhões de euros.
A governante explicou que esta intervenção é "a continuidade de um trabalho que tem vindo a ser feito para preparar a Madeira para o aumento do risco de incêndio que decorre das alterações climáticas".
Como afirmou, "à semelhança do que acontece no Caminho dos Pretos, também nas zonas altas de São Roque o Governo Regional está a criar uma faixa corta-fogo", com o objetivo de ser criada "uma descontinuidade através do alargamento e da ampliação de um caminho florestal; proceder à limpeza da vegetação; e construir um tanque e uma rede hídrica com várias bocas de incêndio".
Após a conclusão da empreitada, "haverá menos carga combustível e uma melhor acessibilidade para o combate aos incêndios protegendo, desta forma, a população", afirmou a governante, que se fazia acompanhar, nesta visita, pelo presidente da Junta de freguesia de São Roque, Pedro Gomes.
Paula Abreu