No Porto do Funchal estão hoje, um navio de expedição, o ‘National Geographic Explorer’ e um mega-iate, o ‘Helios’, em viagem de reposicionamento para o Mediterrâneo.
O ‘National Geagraphic Explorer, da frota da Lindblad Expeditions, viaja com 85 passageiros e 85 tripulantes, vindos de La Gomera e que irão ficar 28 horas na Madeira.
O navio parte amanhã, pelas 9h00, com destino a Las Palmas.
De assinalar que este cruzeiro começou a 9 de março, em Ushuaia, na Argentina, fez escalas nas Malvinas, na Geórgia do Sul, nas ilhas de Tristão da Cunha, St. Helena, Ascensão, ilhas de Santiago, Fogo e Ilhéus do Rombo, Ilhéu Grande, em Cabo Verde, Ilhas de La Palma e La Gomera, em Canárias, agora Madeira e novamente Canárias.
Este pequeno navio de passageiros acomoda até 148 passageiros em 81 cabines, foi construído em 1980 e tem um casco corta-gelo e com características próprias para cruzeiros de expedição em destinos exóticos e polares.
Este é um navio que todos os anos, navega de polo a polo, passando os invernos na Antártida e os verões no Ártico.
No cais sul do Porto do Funchal, em escala de abastecimento e descanso dos 15 tripulantes, está também o mega-iate ‘Helios’, proveniente do Mindelo. Fica na Madeira 140 horas, partindo no próximo dia 16, às 05h00, para Roterdão.
Redação