O Museu da Baleia da Madeira (MBM) - Município de Machico, associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, este ano dedicado ao tema, proposto pelo ICOM, " O Poder dos Museus".
Às 11h terá lugar a apresentação do EcoOceano, um tema trabalhado no ano lectivo 2021/2022, no âmbito do projeto BaleiArte, que anualmente explora uma temática diferenciada, articulando a missão e os valores do Museu da Baleia da Madeira com a criatividade e a arte.
O projeto alia-se também às comemorações do "Ano Europeu das Cidades Mais Verdes"(2022), cujo objectivo é tornar os ambientes urbanos mais verdes e aumentar a consciência sobre os benefícios dos espaços verdes no meio ambiente, concretizando-se através da intervenção criativa num vaso, inspirada num estilo de expressão artística.
As peças de arte criadas são também objectos de informação e divulgação do conhecimento sobre os mamíferos marinhos e ainda uma forma de sensibilizar para as boas práticas ambientais. Cada um destes vasos, onde estão plantadas espécies da flora endémica da Madeira, representa, simbolicamente, uma das sete cidades da Região Autónoma da Madeira.
Em destaque, a promoção de entradas livres gratuitas às exposições permanentes, incentivando o acesso à cultura regional e local.
Daniel Faria