O Movimento Partido da Terra (MPT) criticou a vereação do ambiente da Câmara Municipal do Funchal.
Em causa está a Estratégia Resíduos Madeira, onde o MPT inquiriu a autarquia no sentido de perceber se as metas definidas nesta estratégia estão a ser cumpridas.
"O MPT quis saber se as metas definidas na Estratégia Resíduos Madeira estão a ser cumpridas no município do Funchal. Solicitou a essa edilidade a taxa de reciclagem por resíduo que mais não é que dividir a quantidade de resíduo enviada para reciclagem pelo total de resíduos recolhidos. O MPT também solicitou informação sobre o destino final dos monstros", pode ler-se em comunicado.
A autarquia respondeu que "os dados sobre a recolha de resíduos sólidos no concelho do Funchal, foram introduzidos na plataforma siliamb e encontram-se em fase de tratamento estatístico", com o partido a referir que a questão dos monstros ficou esquecida.
"A vereação de ambiente tem tempo para fazer um panfleto de 42 páginas (que mais não é que publicidade paga pelos funchalenses), mas não arranja cinco minutos para fazer umas contas de dividir? Com esta resposta, o MPT teme tanto pela competência desta vereadora, como pelo cumprimento das metas definidas na Estratégia Resíduos Madeira, assim como pelo necessário aumento da taxa de reciclagem", realça o MPT.
Daniel Faria