MADEIRA Meteorologia

Moção de censura deixa Madeira em risco de ir novamente a eleições a partir de fevereiro

Data de publicação
07 Dezembro 2024
9:43

A Madeira poderá ir novamente a votos, para as terceiras regionais em um ano e meio, a partir de meados de fevereiro, caso a moção de censura ao governo de Miguel Albuquerque seja aprovada e sejam convocadas eleições antecipadas.

Com discussão e votação agendada para o dia 17, se os partidos mantiverem os votos anunciados, a moção de censura ao Governo Regional minoritário do PSD apresentada pelo Chega – justificada pelo partido com os processos judiciais envolvendo Albuquerque e quatro secretários regionais, constituídos arguidos em casos distintos - tem aprovação garantida e levará à queda do executivo, em funções há seis meses.

O artigo 62.º do Estatuto Político-Administrativo da Madeira estabelece que implica a demissão do Governo Regional, entre outros motivos, “a aprovação de uma moção de censura por maioria absoluta dos deputados em efetividade de funções”, e em caso de demissão os membros do executivo cessante “permanecem em funções até à posse do novo governo”.

“Após a sua demissão, o Governo Regional limitar-se-á à prática dos atos estritamente necessários para assegurar a gestão dos negócios públicos da região”, ainda de acordo com o Estatuto.

Com a queda do Governo Regional, abre-se um novo capítulo da crise política que teve início no final de janeiro, quando Miguel Albuquerque apresentou a demissão da chefia do executivo depois de ter sido constituído arguido, num processo em que são investigadas suspeitas de corrupção na Madeira.

Contudo, foi preciso esperar até final de março para o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, dissolver a Assembleia Legislativa e convocar eleições antecipadas para 26 de maio, apenas oito meses depois das regionais de setembro.

Entretanto, o PSD/Madeira realizou eleições internas, que Miguel Albuquerque venceu mais uma vez, derrotando Manuel António Correia. O CDS-PP também foi a eleições, passando a ser liderado por José Manuel Rodrigues.

Depois das regionais antecipadas, que o PSD voltou a ganhar embora falhando pela terceira vez consecutiva a maioria absoluta – e sem conseguir pela primeira garanti-la depois com acordos parlamentares -, a indigitação de Albuquerque para liderar o XV Governo Regional não foi um processo linear, com PS e JPP a apresentarem uma “solução de governo conjunta”, rejeitada pelo representante da República, Ireneu Barreto, que considerou não ter “qualquer hipótese de sucesso” no parlamento madeirense.

Pelo contrário, de acordo com a avaliação então feita por Ireneu Barreto, Miguel Albuquerque, que lidera o executivo desde 2015, tinha “todas as condições de ver o seu Programa aprovado na Assembleia Legislativa” e o XV Governo Regional tomou posse em 06 de junho.

Porém, uma vez mais o processo foi atribulado, com o Governo Regional a retirar a proposta de Programa já durante o debate, perante a ameaça de chumbo da oposição. “Houve quem tivesse mudado [de posição]”, justificou na altura o representante da República, perante a alteração de cenário.

Uma segunda versão do documento, apresentada após negociação com Chega, CDS-PP, IL e PAN, foi viabilizada em 04 de julho, com os votos favoráveis de PSD, CDS-PP e PAN e quatro abstenções do Chega e da IL. O PS, o JPP e uma deputada do Chega votaram contra.

Duas semanas mais tarde, e depois de a região ter estado mais de sete meses a funcionar em regime de duodécimos, o Orçamento para 2024 foi também aprovado com votos a favor de PSD, CDS-PP e PAN, a abstenção de três deputados do Chega e votos contra de PS, JPP e IL.

Agora, cinco meses decorridos, vive-se novamente um momento de impasse, com o Orçamento para 2025 com chumbo anunciado, depois de PS, JPP e Chega terem anunciado o voto contra, e com a discussão da moção de censura ao Governo Regional no horizonte.

Se o Orçamento for chumbado, a região poderá novamente ficar a ser governada em duodécimos, provavelmente até meados do próximo ano, já que para o dia 17 está marcada a votação da moção de censura.

A confirmarem-se as intenções de voto divulgadas, o documento será aprovado com os votos de PS, JPP, Chega e IL, que juntos têm maioria absoluta.

Tendo em conta que Miguel Albuquerque já assumiu que para o PSD/Madeira “só há uma solução” se a oposição “deitar o governo abaixo”, que é “devolver a voz ao povo madeirense”, a região autónoma deverá ir novamente a votos nos primeiros meses de 2025.

Com a queda do executivo, o primeiro passo será do representante da República, que deverá chamar os partidos ao Palácio de São Lourenço. Contudo, a última palavra caberá sempre ao Presidente da República, a quem compete dissolver a Assembleia Legislativa da Madeira.

De acordo com o artigo 133.º da Constituição, relativo à competência do chefe de Estado quando a outros órgãos, para dissolver o parlamento regional Marcelo Rebelo de Sousa terá de ouvir o Conselho de Estado e os partidos nele representados.

Por outro lado, segundo o artigo 19.º da Lei Eleitoral para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, em caso de dissolução, o Presidente da República marca a data da eleição dos deputados “com a antecedência mínima de 55 dias”.

Caso esses passos fiquem concluídos antes do Natal, as eleições poderão realizar-se a partir de meados de fevereiro.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o Orçamento Regional deveria ajudar a pagar as despesas da Universidade da Madeira?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

11:10

Um passageiro que viajava esta manhã no Lobo Marinho denunciou ao JM que a embarcação esteve parada no mar devido a uma avaria. O ferry partiu do Funchal...

17:33

O serviço Aerobus reduziu o período do serviço de transporte público desde o dia 1 de abril.

A operação que assegurava o transporte de passageiros entre...

15:27

A Porto Santo Line anunciou o cancelamento das viagens previstas para o dia 3 de abril de 2025, quinta-feira, devido às más condições meteorológicas previstas....

8:55

Uma criança, de cinco anos, faleceu esta noite, após ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória.

Os Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos foram acionados,...

7:30

A depressão Nuria colocou o arquipélago da Madeira sob aviso amarelo para chuva e vento (das 21h00 às 12h00 de amanhã) e ainda agitação marítima (amanhã,...

14:49

O encontro entre Caniçal e Juventude, a contar para a Taça de Prata - Grupo 5, da Taça da Madeira, terminou prematuramente a dois minutos do fim devido...

17:27

O Instituto Português do mar e Atmosfera informou esta quarta-feira que a Madeira vai estar novamente sob uma depressão.

A depressão NURIA, nome atribuído...

• PUB
17:35

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um Aviso de Sinal 1 (Mau Tempo) para o Arquipélago da Madeira que prevê vento de força 8 (63...

15:42

A família de uma criança, diagnosticada com epilepsia, de 2 anos, está a pedir ajuda para poder adquirir uma cadeira de rodas adaptada.

Para tal, criaram...

20:00

O concerto que assinalou, esta tarde, no Centro de Congressos da Madeira, o primeiro feriado do Dia da Autonomia, encerrou com uma grande ovação do público...

Últimas

22:09

O Benfica venceu o Farense por 3-2 no Estádio da Luz e igualou o Sporting no topo da tabela da I Liga, com 65 pontos.

Aktürkoğlu (7’ e 54’), Pavlidis (23’),...

22:03

A União Europeia (UE) manifestou hoje a sua “preocupação” com a expansão das operações militares israelitas na Faixa de Gaza, pelo “sofrimento da população...

22:00

O exército israelita apelou hoje à população de zonas do norte da Faixa de Gaza para que saíam antes de ocorrer um ataque, depois de ter intercetado dois...

21:53

O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou hoje a imposição de “tarifas recíprocas” sobre importações, incluindo de 25 por cento sobre todos...

21:35

Donald Trump anunciou hoje tarifas de 25% sobre todos os automóveis importados pelo Estados Unidos, que vão entrar em vigor esta quinta-feira.

No discurso...

20:44

A Uniqueijo, união das cooperativas de laticínios de São Jorge, disse hoje estar preocupada com as tarifas da administração norte-americana que poderão...

20:41

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Carlos Cortes, anunciou hoje que se vai recandidatar a um segundo mandato nas eleições que estão agendadas para...

• PUB
20:35

O responsável da agência das Nações Unidas para os refugiados palestinianos (UNRWA) denunciou hoje o ataque do exército israelita a um edifício deste organismo...

20:32

O líder da minoria democrata na Câmara dos Representantes norte-americana defendeu hoje que as tarifas sobre importações a anunciar por Donald Trump farão...

20:29

A Casa Branca classificou como “lixo” notícias publicadas sobre a saída do empresário Elon Musk do Governo do Presidente norte-americano, Donald Trump,...