Tomou posse, esta manhã, a Mesa de Gestão e Administração de Condomínios da ACIF-CCIM, cujos objetivos centrais são apoiar e dialogar com as empresas congéneres e introduzir um código de ética na profissão, num setor que tem sido "esquecido".
A mesa recém-empossada, a qual não era alvo de mudança há 12 anos, passa agora, por via de eleição, a ser composta por três mulheres, nomeadamente Tânia Nóbrega, da empresa Goldenempire, que assume a presidência deste novo órgão; Inês Pereira, da ‘Casa & Nós’, no cargo de vice-presidente; e Joana Gonçalves, da Castelogest.
Um dos primeiros passos que pretende dar a nova equipa é estabelecer diálogo com as várias empresas do setor, colocando sobre a mesa temas de interesse comum. "Acredito que com uma mesa composta por senhoras vamos conseguir chegar a mais colegas de profissão e dinamizar o setor de outra forma", averbou aos jornalistas Inês Pereira, na sessão de tomada de posse que decorreu nas instalações da ACIF, na Rua dos Aranhas.
O novo órgão compromete-se a encontrar soluções para os problemas existentes, criar novas oportunidades e informar e esclarecer o setor sobre várias temáticas. Nesse âmbito, Inês Pereira deu o exemplo do desconhecimento da Lei n.º 8/2022 que foi publicada em Diário de República em janeiro último. O diploma, que entra em vigor em abril de 2022, vem alterar o funcionamento das assembleias de condomínio, os poderes e obrigações do administrador de condomínio, a constituição propriedade horizontal.
"A Lei que entrará em vigor traz algumas situações que precisavam, de facto, ser legisladas, dado que não eram revistas desde 1994", destacou.
Conforme elucidou a ACIF, com o novo diploma todas as vendas de casas passam a ter de incluir uma declaração do administrador do condomínio da qual conste o montante de todos os encargos de condomínio em vigor relativamente à sua fração, com especificação da sua natureza, respetivos montantes e prazos de pagamento, bem como, caso se verifique, das dívidas existentes, respetiva natureza, montantes, datas de constituição e vencimento.
Outra das ambições apontadas pela nova mesa da ACIF é a introdução de um código de ética na profissão. "Pretendemos criá-lo, este é um dos nossos grandes objetivos", vincou.
Jorge Veja França, presidente da ACIF, aproveitou a oportunidade para regozijar-se pela eleição da equipa recém-empossada que traz "sangue novo".
"A dinâmica opera-se com isso e, de facto, acho que esta mesa é uma grande novidade para todos nós", enalteceu o responsável, convicto de que a comunicação que vai sair deste novo órgão para o setor "será muito importante", rematou.