MADEIRA Meteorologia

Madeira recolhe 10 mil assinaturas contra o pacote laboral

Alberto Pita

Jornalista

Data de publicação
13 Janeiro 2026
19:28

O coordenador da União dos Sindicatos da Madeira (USAM) revelou hoje que o abaixo-assinado contra as alterações ao pacote laboral reuniu na Madeira mais de 10.000 assinaturas, cerca de 10% das 100 mil recolhidas a nível nacional.

Numa iniciativa em frente à Assembleia Legislativa da Madeira, no mesmo momento em que decorria em Lisboa uma marcha contra o novo pacote laboral, o coordenador sindical Alexandre Fernandes disse que esta é mais uma ação de luta que acontece, a poucos dias da reunião da CGTP com o primeiro-ministro, agendada para o dia 20 de janeiro.

A USAM considera que as cerca de 100 propostas que estão em discussão “são lesivas não só para os trabalhadores madeirenses, mas para todos os trabalhadores em geral”.

“Obviamente que algumas têm um impacto mais significativo do que outras”, destacou, apontando para a possibilidade de a semana de trabalho subir para as 60 horas (ficando no banco de horas); as alterações aos direitos na parentalidade; a possibilidade de os trabalhadores com filhos deficientes ou com menos de 12 anos terem de fazer trabalho noturno, feriados e fins de semana; e as mudanças nos direitos da aleitação e amamentação das mães.

Face à oposição que a CGTP e a USAM fazem ao novo pacote, Alexandre Fernandes não exclui qualquer forma de luta no futuro, “inclusive uma nova greve geral”.

“Vamos ver da parte do Governo [da República] qual é a sua vontade, até que ponto estará recetivo à retirada destas propostas de alteração, para depois os trabalhadores e os seus representantes decidirem quais serão os passos seguintes”, enfatizou.

Analisando o comportamento do Governo Regional e dos partidos que o suportam, o coordenador da USAM disse que “os trabalhadores não sentiram qualquer apoio. Antes pelo contrário, apoiaram sim a proposta do Governo da República”.

A USAM apela a que os outros partidos com assento parlamentar se envolvam nesta “luta com os trabalhadores”, face a esta “regressão” nos direitos laborais.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia as alterações anunciadas ao subsídio de mobilidade aérea para os residentes nas ilhas?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas