MADEIRA Meteorologia

Livre reforça que a Madeira enfrenta impactos crescentes das alterações climáticas

Data de publicação
03 Maio 2025
13:07

O partido Livre manifestou hoje a sua “profunda preocupação” com os impactos crescentes da crise climática e da massificação do turismo na Região, alertando para uma situação ambiental cada vez mais crítica que coloca em risco a biodiversidade, as populações e as infraestruturas locais.

Segundo o partido, as alterações nos padrões climáticos — nomeadamente episódios sucessivos de calor extremo, chuvas intensas e secas prolongadas — estão a provocar instabilidade nos solos.

“O que está em causa é uma crise ambiental que exige uma resposta urgente, integrada e sustentável”, alerta o Livre, que identifica a degradação dos ecossistemas e a perda acelerada de biodiversidade como sinais inequívocos de um desequilíbrio profundo no território madeirense.

Consideram que a situação é especialmente alarmante na Floresta Laurissilva — classificada como Património Mundial pela UNESCO — que depende de condições climáticas estáveis para se manter.

“Não basta reconhecer o problema: é urgente agir com coragem, planeamento e solidariedade”, sublinha o comunicado, que termina com a reafirmação do compromisso do Livre com “uma Madeira mais resiliente, justa e ambientalmente equilibrada”.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Presidente da APMM - Associação de Promoção da Macaronésia da Madeira
16/06/2025 03:30

Cada vez mais se ouve falar da Macaronésia (e, felizmente, não tanto de “Macarronésia”), em conferências discretas, cimeiras internacionais, exposições,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual é a expetativa que tem para o Orçamento Regional para 2025?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas