MADEIRA Meteorologia

Língua Gestual Portuguesa em destaque no Teatro Municipal Baltazar Dias

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
16 Junho 2023
17:16

O Teatro Municipal Baltazar Dias acolhe nos próximos dias 17 e 18 junho, às 21 horas e 18 horas respetivamente, o espetáculo "Língua", que surge como parte da Temporada Artística da Câmara Municipal do Funchal para 2022/2023.

Em destaque estaá a Língua Gestual Portuguesa (LGP), por contraste com o habitual papel que esta ocupa ou que é remetida nos telejornais ou nos espetáculos, em que os intérpretes estão num patamar mais resguardado. Neste espetáculo, é uma atuação bilíngue em que o papel principal é para uma atriz que utiliza a LGP como veículo de transmissão.

Ao longo das sessões, o objetivo é colocar em causa as relações de poder e de privilégio que estruturam o panorama teatral. É procurado o conforte entre os modelos de comunicação e linguagem de uma obra teatral, para que se consiga combater o fonocentrismo, ao mesmo tempo que se procurar colocar todos as falar da mesma forma. É também explicada um pouco da história dos Surdos e são replicadas algumas da idiossincrasias do quotidiano das pessoas Surdas.

A encenação é da companhia Estrutura, que tem levado o "Língua" em digressão pelo país desde 2020. A criação está a cargo de Cátia Pinheiro, Diogo Bento e José Nunes, com este duo a estar também responsável pelo texto. A Versão LGP está a cargo de Joana Cottim e a interpretação a cargo de Cláudia Braga, Diogo Bento, Joana Cottim, Mariana Magalhães e Tiago Jácome.

O espetáculo tem sessões no dia 17 às 21 horas e no dia 18 pelas 18 horas, para maiores de 12 anos. Os bilhetes têm um custo de 7 euros e podem ser adquiridos na Ticketiline ou na bilheteira do Teatro Municipal Baltazar Dias.

Redação

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem vai ganhar a Taça de Portugal?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas