MADEIRA Meteorologia

JPP quer Eco-centro municipal de recolha para resíduos de construção em Machico

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
03 Setembro 2021
14:03

O JPP visitou um caminho agrícola, na zona do Caniçal, mais precisamente, na proximidade do sitio das Feiteiras, na Malhada, onde se "verificam situações de despejos ilegais de residuos de obras", situação que o partido considera "inadmissível".

"Esta não é uma situação nova mas, infelizmente, niguém encontra uma solução que venha resolver o problema. Quando se estabeleceu e quando foi assinado o contrato de concessão, entre a Câmara Municipal e a ARM, contrato a vigorar por 30 anos, isto não foi equacionado", aponta o JPP.

Nesse sentido, o partido entende ser fundamental a criação de uma solução, sendo esta uma das medidas que fazem parte do programa do JPP para Machico. "Caso venhamos a ter a aceitação por parte do povo de Machico, vamos lutar para que a Câmara Municipal crie um Eco Centro Municipal que permita, exatamente, que os resíduos de construção e de demolição de obras particulares possam ali ser depositados. Consideramos que isto foi uma falha grave e não podemos considerar isto como algo de normal", indicou.

"Esta situação agrava-se quando falamos num trajeto como este, que é referenciado pelos eco stios de Machico sendo, por isso, uma zona que apela à visita de turistas e de pessoas que valorizam da nossa Natureza e o nosso Património Natural e Geológico", refere o JPP. considerando "importante reforçar que estes eco sitios são uma mais valia do ponto de vista orográfico, paisagistico e endémico do nosso concelho pelo que, é inadmissivel que estejam aqui depositados um conjunto de residuos, de restos de obras e de monstros, como máquinas que serviram grandes construções, a se degradar e a poluir os nossos solos".

"Além de um problema ambiental poderemos estar perante problemas de segurança e de saúde pública, que nunca foram considerados nem pela ARM, nem pelos executivos camários que governaram o concelho de Machico", concluiu.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
5/07/2024 08:00

A amizade, essa aliança sagrada que se tece entre almas, é um dos tesouros mais preciosos da existência humana. Ela transcende o simples compartilhar de...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com o investimento de 14 milhões de euros num navio de investigação?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas