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JPP garante que com o orçamento atual Câmara de Lobos “não consegue investir”

Lígia Neves

Jornalista

Data de publicação
15 Setembro 2025
9:58

Miguel Ganança, candidato do JPP à Câmara Municipal de Câmara de Lobos, alertou, hoje, em comunicado, para “um dado preocupante que tem passado despercebido ao debate público”.

De acordo com o candidato, apesar de o Orçamento Municipal para 2025 ter sido anunciado como o ‘maior de sempre’, no valor de 27,5 milhões de euros, “a verdade é que, tendo em conta uma população de cerca de 33 mil habitantes, Câmara de Lobos apresenta o orçamento com o valor mais baixo por habitante de toda a Região Autónoma da Madeira”.

Miguel Ganança considera que “este facto resulta, em grande parte, da falta de visão estratégica da autarquia governada pelo PSD há 50 anos”. “Durante décadas não foram fomentadas dinâmicas capazes de atrair empresas de valor acrescentado — negócios capazes de gerar maior volume de faturação, criar emprego qualificado e melhor remunerado, e contribuir de forma significativa para as receitas municipais”, critica.

Neste sentido, a sua candidatura objetiva inverter este ciclo. “Sem dinâmica económica, o orçamento camarário fica dependente de receitas limitadas, incapazes de responder às necessidades crescentes da população. Os mais prejudicados são os jovens, que veem o concelho como um lugar onde há poucos empregos qualificados, salários baixos e escassas oportunidades para construir um futuro com dignidade”, justifica.

Como medidas, o JPP propõe a criação de um ‘Polo de Inovação Digital’ de referência, pensado de forma estruturada e sustentável, preparado para coworking, nómadas digitais e incubação de jovens empresas.

“Este polo poderá nascer da reabilitação de espaços municipais subaproveitados, como o Centro Cívico do Estreito ou a Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos, transformando-os num projeto emblemático, capaz de unir identidade, funcionalidade e futuro. Trabalhar num espaço moderno, com vistas únicas sobre o concelho, é também criar condições para fixar talento e atrair novas oportunidades”, sublinha o cabeça de lista.

Além do mais, o JPP pretende requalificar as zonas comerciais, “garantindo melhor iluminação, limpeza e segurança, de forma a atrair mais clientes e dinamizar o comércio local”; incentivar novos negócios e start-ups, com isenções de taxas nos primeiros meses, e formação em áreas-chave como marketing digital e gestão.

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