Jorge Carvalho apresentou esta tarde, em Santa Luzia, os compromissos para a freguesia, entre os quais falou de medidas estruturantes não só para esta localidade como também para toda a cidade do Funchal.
O cabeça-de-lista à Câmara Municipal do Funchal pela coligação PSD/CDS assumiu como primeiro compromisso a criação de uma nova centralidade em Santa Luzia, através da transferência da Biblioteca Municipal, atualmente instalada no Edifício 2000, para o Centro Cultural e Investigação do Funchal (CCIF).
Carvalho sublinhou ainda outros compromissos da sua candidatura, entre os quais a manutenção da delegação de competências da Câmara à Junta de Freguesia, acompanhada das respetivas verbas, de forma a reforçar os orçamentos locais.
A sustentabilidade também esteve em destaque. “Queremos abrir novos espaços para hortas urbanas em Santa Luzia, respondendo a uma vontade expressa por muitos residentes. Assim, promovemos hábitos saudáveis, ajudamos a economia familiar e contribuímos para a preservação do ambiente”, afirmou.
Outra medida anunciada passa pela criação de um parque infantil, que permitirá às famílias dispor de um espaço de lazer e convívio. “As famílias precisam de locais seguros e agradáveis para estarem com as suas crianças. É esse bem-estar que queremos proporcionar”, acrescentou Jorge Carvalho, novamente sob aplausos da plateia.
Na ocasião, Tiago Rodrigues, candidato à Junta de Freguesia de Santa Luzia, também apresentou as suas prioridades, colocando a tónica no reforço dos apoios sociais, nas escolas e nos mais idosos.
“Queremos apoiar as famílias desde o nascimento, com medidas como o apoio à natalidade, mas também na vida do dia a dia, através da requalificação de habitações degradadas, da ajuda na medicação e da entrega de cabazes alimentares”, explicou.
Para os jovens, Tiago Rodrigues destacou o investimento nas escolas e no apoio ao ensino. “Pretendemos manter a intervenção em espaços escolares, como a Escola da Pena, continuar a garantir transporte aos alunos da freguesia e reforçar os apoios através de vouchers escolares”.
Já para os mais idosos, a aposta será na dinamização do Centro de Convívio de Santa Luzia, com atividades lúdico-desportivas e culturais que reforcem o espírito comunitário.