MADEIRA Meteorologia

Jorge Afonso Freitas opta por assessoria interna

Data de publicação
19 Fevereiro 2026
14:04

No final da reunião de Câmara, o agora vereador independente Jorge Afonso Freitas afirmou que, quanto à questão de assessoria, irá recorrer a “alguém da casa [Câmara Municipal do Funchal]”, não usando nenhum serviço externo.

“A lei é clara, diz que preferencialmente deveremos [os vereadores] recorrer aos serviços administrativos do município, que é de graça”, explicou, acrescentando que os serviços administrativos conhecem os procedimentos e a burocracia..

“Portanto, para mim faz todo o sentido que essa pessoa, seja conforme o que está na lei, preferencialmente da casa e que seja a custo zero”, afirmou.

O vereador destacou as medidas apresentadas pelo Executivo na área da proteção animal, referente à isenção de taxas de vacinação dos animais de companhia.

”O Executivo trouxe a questão da isenção das taxas para a vacinação dos animais de estimação e, nesse sentido, também vai ser para breve remetida à Assembleia Municipal um novo regimento no que diz respeito à proteção animal”.

“Solicitei para que o Executivo, dentro deste contexto da causa animal e da proteção animal, voltasse a repor uma prática que já houve na autarquia, que é a chamada bênção dos animais no Parque de Santa Catarina no dia de Santo Antão, com a bênção de São Francisco”, explicou, referindo que esta iniciativa tem um valor especial para alguns munícipes. “É uma prática importante para todos os donos que têm como animais de estimação membros da família”.

Por seu turno, quando questionado pelos jornalistas acerca do seu posicionamento no novo contexto enquanto vereador independente, Jorge Afonso Freitas garantiu que irá continuar o trabalho que tem vindo a desempenhar até agora.

“Vou continuar a seguir a mesma linha que sempre tive, que é o máximo de transparência nos processos, ajudar sempre as pessoas, porque há muitos procedimentos do urbanismo que continuam com problemas”, afirmou.

“Como é óbvio, o meu contributo é sempre no sentido reconstrutivo, de arranjar solução ou de ajudar, não é um sentido só de ‘bota abaixo’”, concluiu.

  • Jorge Afonso Freitas opta por assessoria interna

O vereador independente Luís Filipe Santos, após a reunião de Câmara afirmou que “assume o compromisso perante o Funchal e perante os funchalenses de tudo aquilo que se comprometeu em termos de campanha eleitoral”. “É isso que nós vamos fazer, sempre lutar pela cidade, pelo Funchal e pelos funchalenses”.

”Hoje nós [Jorge Afonso Freitas e Luís Filipe Santos, ex-membros do chega] manifestamos a nossa intenção de passarmos a vereadores independentes, que já o somos”, afirmou.

O vereador Luís Filipe Santos afirma que “o facto de não estar sobre a alçada do Chega, não irá mudar a sua orientação”. “Sempre fiz aquilo que achava que era melhor para a cidade do Funchal e não aquilo que me mandavam fazer”.

Luís Filipe Santos afirma que na reunião desta quinta-feira foi proposto o arranjo do beco do Tobias, situado na freguesia de Santa Maria Maior, onde o muro do beco que encontra a ceder.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a opção de abandonar a intervenção no Caminho das Ginjas?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas