Até ao momento já foram vindimadas 2,6 mil toneladas de uvas este ano. Valores adiantados por Nuno Maciel que esteve presente nas comemorações do XX aniversário do Museu do Vinho e da Vinha no Arco de São Jorge.
“Até ao momento já foram apanhadas cerca de 2,6 mil toneladas de uvas onde o grau médio situa-se no 11,9” detalhou Nuno Maciel que reiterou aos presentes que o Executivo está comprometido com o sector primário e com os agricultores.
Prova disso, segundo explicou, são os cerca de 503 mil euros do Orçamento Regional, que chegaram às contas dos produtores neste mês de setembro, reforçando o valor das ajudas comunitárias. Além disso recorde-se que o Executivo irá manter este ano o apoio de 200 euros à toneladas para a casta Tinta Negra.
Nuno Maciel lembrou ainda que o setor vitivinícola madeirense é uma marca distintiva da Região, reconhecida internacionalmente pela qualidade dos seus vinhos, e que continuará a merecer a atenção e o apoio do Governo Regional. O governante sublinhou que, além dos apoios financeiros, está em curso um trabalho contínuo de valorização da produção, promoção nos mercados externos e de estímulo à renovação geracional, para que as novas gerações de agricultores possam dar continuidade a esta tradição centenária que tanto contribui para a economia e identidade cultural da Madeira.
Já noutro plano o governante salientou o trabalho que vem sendo realizado ao nível do conhecimento em prol dos viticultores.
“Ao longo do ano o IVBAM realizou algumas ações de formação para que os agricultores possam tirar o maior rendimento das suas culturas. Por outro lado, o Instituo continua a desempenhar trabalhos de pesquisa nos campos experimentais do Caniçal e dos Cardais em São Vicente. Só com mais saber será possível criar culturas mais resistentes a pragas e às alterações climáticas”, concluiu o responsável.