Comércio
A Rua Imperatriz D. Amélia está diferente. Elegante, sofisticada, mas convidativa. Há um conjunto de novos restaurantes e diferentes conceitos que dão um “up” à cidade.
albertopita@jm-madeira.pt
Conhece o conceito do Mercado da Ribeira, em Lisboa, ou o Mercado de San Miguel, em Madrid? Abriu na Rua Imperatriz D. Amélia o Arraial da Imperatriz, que segue uma linha semelhante à dos famosos mercados lisboeta e madrileno.
O design industrial, com metais escuros, madeira clara e ardósias escritas, é uma marca distintiva e bem presente ao longo dos três mil metros quadrados deste espaço que já acolhe vários restaurantes, designadamente os Sabores da nossa ilha (espetada), Tasquinha dos Avôs (petiscos), Bar da Ilha, Barraca do Porco, Flori (pizzas) e Yugo (sushi). O espaço, localizado nas Gallerias by Savoy Signature, tem, contudo, capacidade para 11 estabelecimentos, pelo que outros deverão seguir-se em breve.
Aberto a 28 de maio, o Arraial da Imperatriz é único na Madeira, mas é uma conceção muito popular e procurada em algumas das principais cidades europeias. Os restaurantes ficam alinhados nas laterais e extremidades, libertando a nave central para as mesas e cadeiras de diferentes formas e formatos, criando um ambiente moderno e jovial.
As pessoas compram nos restaurantes que quiserem e depois utilizam as mesas ao centro. As mesas não têm barreiras entre si, distam apenas um pouco umas das outras, o que permite ter alguma separação, sem perder o ambiente de confraternização tão apreciado nestes locais.
O Arraial da Imperatriz fica localizado nas galerias que integram o complexo do hotel Savoy Palace e que estão viradas para a Rua Imperatriz D. Amélia.
Desde o início do plano de negócio do Savoy Palace que o objetivo foi comercializar as galerias, vendendo-as ou arrendando-as, e criar uma nova dinâmica comercial numa área mais vasta que compreende não só o ‘Palace’, mas também o Royal Savoy, o (novo) hotel Next e ainda o restaurante Terreiro.
Há um estacionamento público na Imperatriz D. Amélia com grande capacidade que acaba por ajudar quem quer estar naquela área.
Bruno Freitas, CEO do Savoy Signature, diz que o conceito visou criar uma nova centralidade a oeste do Funchal, expandindo a cidade e promovendo uma nova dinâmica.
“O Arraial da Imperatriz é uma área independente, explorada por empresários independentes, que são arrendatários da Savoy Investimentos Turísticos S.A., e onde há uma gestão de condomínio (Widerproperty) que assegura as despesas gerais”, especificou.
O presidente do Governo Regional visitou ontem o espaço e destacou que todas as intervenções que vêm sendo criadas naquela zona originaram uma “nova centralidade” na cidade.
Por Alberto Pita