Em comunicado, António Nóbrega, da Iniciativa Liberal de Machico diz que “é com surpresa que os liberais [do concelho] observaram o recente posicionamento do PSD local enaltecendo os ‘cuidados acrescidos’ na realização dos festejos”.
“A pergunta que fica é: onde estava a voz do partido quando o evento enfrentava uma chuva de críticas e o governo considerava seu cancelamento?”, indaga o liberal, acrescentando que “o silêncio do PSD local foi notório durante o período em que secretário regional Pedro Ramos, responsável pela proteção civil na Madeira, considerou cancelar os Fachos”.
Mais nota o deputado municipal que “certo é que localmente o partido, agora, se apressa em elogiar medidas esforços, sem ter manifestado apoio público quando o evento estava sob fogo cruzado”.
Para António Nóbrega, este posicionamento, que considera “tardio”, levanta questões “sobre a coerência e verdadeiro compromisso do PSD para com o povo de Machico”.
“Deve reconhecer-se e elogiar o trabalho árduo e dedicado de todos aqueles que se empenharam na realização dos Fachos: fica um agradecimento especial às entidades locais pelo seu papel fundamental na defesa e concretização desta tradição secular. Foram estes esforços conjuntos que garantiram a continuidade de uma celebração tão importante para a nossa cidade e as suas gentes”, remata.