MADEIRA Meteorologia

Iglésias diz que PSD quer branquear gestão danosa do Governo Regional nos incêndios

Data de publicação
25 Setembro 2024
18:02

“Estamos perante um PSD desesperado e que está a espernear freneticamente na tentativa de abafar os erros cometidos pelo Governo Regional no combate aos incêndios do passado mês de agosto”.

É desta forma que o PS-Madeira reage às críticas dos sociais-democratas, que acusam os socialistas de “desrespeito e ataque à Autonomia” por solicitarem audições na Assembleia da República com vista a averiguar a gestão política e dos meios de proteção civil no combate aos incêndios que atingiram quatro concelhos da ilha da Madeira.

Miguel Iglésias, deputado eleito pelo PS-M à Assembleia da República, classifica as críticas do PSD como uma tentativa de “branquear a gestão desastrosa e a incompetência” do Executivo, a qual, inclusivamente, “foi alvo de reparos por parte de especialistas nesta matéria do combate aos incêndios e da gestão e ordenamento do território”.

“Desde a forma como o ataque inicial ao incêndio aconteceu, passando pela descoordenação e pelas informações e declarações contraditórias por parte pelos responsáveis governativos com a tutela da Proteção Civil, até à recusa inicial de ajuda externa, a verdade é que tudo isto acabou por ter consequências gravíssimas, nomeadamente a destruição de mais de 5 mil hectares de área florestal e de vegetação e o facto de dezenas de pessoas terem sido obrigadas a deixar as suas casas”, faz notar o parlamentar socialista.

Ademais, Miguel Iglésias sublinha que a responsabilidade no reforço dos meios terrestres e no acionamento do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, que permitiu a vinda dos dois aviões Canadair – decisivos para a extinção das chamas –” foi da parte do Governo da República, pelo que faz todo o sentido ouvir na Assembleia da República, neste caso, quer a ministra da Administração Interna, quer representantes de diversos organismos nacionais, entre os quais o Sindicato Nacional de Proteção Civil, a Associação Portuguesa de Técnicos de Segurança e Proteção Civil, a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a Liga dos Bombeiros de Portugal e o Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais”.

Por outro lado, o socialista não deixa de focar o facto de a Região Autónoma da Madeira, tal como qualquer outra região do País, eleger deputados à Assembleia da República. “Os deputados eleitos pela Madeira à Assembleia da República são eleitos para defender os interesses da Região e dos madeirenses e não os interesses do PSD-Madeira”, sustenta Miguel Iglésias.

O deputado à Assembleia da República afirma, aliás, que “o único partido que não respeita a Autonomia é o PSD, que se diz o seu grande defensor, mas, quando lhe convém, faz dela uma arma de arremesso político”. “Por muito que custe ao PSD e ao Governo Regional, o Partido Socialista não vai abdicar do apuramento de toda a verdade em relação ao combate aos incêndios do passado mês de agosto, período durante o qual, isso sim, o presidente do Governo e o secretário com a pasta da Proteção Civil faltaram ao respeito aos madeirenses, deixando-os à sua sorte enquanto optavam por gozar férias no Porto Santo”, afirma o socialista.

A rematar, Miguel Iglésias diz aguardar outro comunicado do PSD-Madeira a condenar as suspeitas de corrupção sobre os seus dirigentes eleitos, que envergonham todos os madeirenses.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas