MADEIRA Meteorologia

Gabriel Neto lembra “caminho árduo a percorrer” no 471º aniversário da Fajã da Ovelha

Lígia Neves

Jornalista

Data de publicação
10 Agosto 2024
14:27

A freguesia da Fajã da Ovelha assinala, hoje, o seu 471º aniversário.

Na celebração, o presidente da Junta, Gabriel Neto, vincou que “uma freguesia só é freguesia se soubermos viver em comunidade, empenhados, trabalhando para o bem comum e aqui realço as entidades culturais, desportivas e recreativas e também aquelas que sendo fora da freguesia aqui apostam e desenvolvem atividades, as entidades religiosas da freguesia, e também aqueles que individualmente, servem a freguesia e suas populações”.

O edil recordou que “a falta de emprego levou muitas famílias para a emigração, no passado”, pelo que “uma freguesia como a Fajã da Ovelha, rural e muito dispersa torna a atividade das entidades públicas mais difícil”, embora seja sua convicção “ultrapassar e inverter esta situação”.

  • Gabriel Neto lembra “caminho árduo a percorrer” no 471º aniversário da Fajã da Ovelha

“Com os meios que temos já investimos na recuperação de fontanários, colocação de sinalização direcional (em madeira e alumínio). Somos pioneiros na região na distribuição de bisalhos às famílias (280). Procedemos à distribuição de raticida. A construção de levadas para regadio, recuperamos e vamos continuar a recuperar poços de água de rega para armazenar e melhor servir os nossos agricultores. Para melhorar as acessibilidades e segurança das populações pavimentamos veredas e colocamos varandas em veredas e caminhos (...). No desporto apoiamos todas as atividades desportivas que se realizam na freguesia como atribuímos apoio financeiro às instituições da freguesia e aos atletas. Apoiamos as famílias em matérias de construção para pequenas obras de melhoria nas suas habitações. Juntamos os nossos idosos num almoço para confraternização. O esforço tem sido grande da nossa parte mas, a vontade de fazer é ainda maior, sabemos que por vezes podíamos fazer mais e melhor”, referiu.

Como reivindicações, apontou a recuperação da Vereda dos Zimbreiros e da Atalaia derivações do CR23, considerando que a “segurança das populações é de extrema importância”.

As competências das autarquias aumentam e os meios financeiros não acompanham, este tem sido um problema do poder local, das freguesias e dos municípios.

Louvamos algumas medidas de proximidade que este governo fez, como a pavimentação da ER. 222 e o apoio na recuperação da Igreja de S. João e de S. António. No entanto, uma reivindicação antiga é conclusão da recuperação da ER 223 Fajã da Ovelha Paul do Mar.

“Com o crescimento do número de moradias, está a surgir o problema da escassez de água. A captação de água potável, armazenamento e a recuperação da rede em alguns sítios da freguesia para diminuir perdas para que não falte água deve ser considerada a primeira prioridade do município e do Governo. Esta é uma preocupação da população e do executivo da Junta Freguesia. Continuamos à espera da pavimentação de caminhos agrícolas, onde destaco o do Serrado dos Cabrais, na Maloeira, na Raposeira do Lugarinho, na Lombada dos Cedros (este prometido à mais de 20 anos e novamente 2021), Lombada dos Marinheiros, entre outros. Criar pequenas centralidades em todos os sítios como espaço de encontro e convívio para a população. Consideramos, também, importante a recuperação do património, por exemplo: Os lavadouros da Maloeira e S. Lourenço e S. João. Hoje, sentimos que devem ser criadas melhores condições de acesso ao miradouro da Raposeira, pela estrada e pela vereda e também criar estacionamento”, acrescentou.

“Há um longo caminho a percorrer, será árduo, mas acreditem que será compensador. Precisamos, para isso, de uma grande entrega de todos nós, e refiro-me, às autarquias, governo e de todos os que aqui estão. Não podemos cruzar os braços e dar-nos como vencidos”, concluiu Gabriel Neto.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas