Decorreu hoje, no Salão Nobre do Funchal, a cerimónia de assinatura dos protocolos de apoios às associações de proteção animal, que contou com a presença da presidente da Câmara Municipal do Funchal, Cristina Pedra e respetivas associações beneficiárias.
Como destacou Cristina Pedra, a autarquia tem vindo a consolidar o seu compromisso com a causa animal através de uma política de inequívoco investimento, destacando uma dotação comprometida de 1,5 milhões de euros, por parte do atual Executivo, para a respetiva causa.
A celebração dos protocolos com as cinco associações do concelho, no valor de 15 mil euros cada, advém da prossecução da política de controlo de animais errantes e que, a celebração contínua dos mesmos já corresponde a um valor acumulado, nos últimos três anos, de 150 mil euros. Este investimento tem sido essencial para a realização de campanhas de esterilização, vacinação e cuidados veterinários, permitindo, só no último ano, a esterilização de 834 animais. “Graças a esta parceria e juntamente com o restante trabalho do município, conseguimos aumentar significativamente o número de esterilizações, atingindo um valor global de 1.167 animais esterilizados em 2024”, destacou a presidente.
Cristina Pedra reforçou a importância do trabalho conjunto com as associações e a necessidade de continuar a investir nesta área. “Desde 2022, conseguimos aumentar em 71,6% o número de esterilizações. Este trabalho tem de continuar a ser feito se queremos reduzir o número de ninhadas e animais abandonados.”
Além do apoio financeiro, o município tem investido na melhoria das infraestruturas e serviços de bem-estar animal, como é exemplo, a remodelação do Canil do Vasco Gil que, como ressaltou a presidente “está a ser feito um grande investimento para um melhor conforto térmico para os animais e melhoria das infraestruturas administrativas, estando ainda a ser realizado um investimento na instalação de uma nova conduta de água potável e serviços de manutenção, num valor que já supera 1,4 milhões de euros.” Além disso, a autarca recordou a criação da Unidade de Bem-Estar Animal em 2022, que continua a garantir um atendimento personalizado para famílias carenciadas.
A autarca destacou ainda que o município continua a realizar duas campanhas anuais de profilaxia médica gratuita nas 10 freguesias do município, uma mais valia na prevenção de doenças infeciosas, parasitárias e outras condições médicas, para além de já ter instituída a figura de médico veterinário de Município e estando, neste momento, a decorrer um concurso para admissão de mais um médico veterinário para a Unidade de Bem Estar Animal.
Registe-se que, no âmbito dos protocolos celebrados, caberá às associações a identificação e seleção de animais errantes ou pertencentes a famílias carenciadas, com vista à sua esterilização, bem como a disponibilização dos meios de acomodação e transporte necessários à recolha e encaminhamento dos animais às instalações veterinárias.