Francisco Gomes, deputado do Chega na Assembleia da República, é uma das dez personalidades políticas convidadas para participar numa obra sobre as respostas da Direita aos problemas atuais do país, conforme adiantou o partido, num comunicado enviado às redações. A obra, que tem a coordenação de Bruno Nunes, autor e também deputado do Chega no parlamento nacional, será apresentada, em Lisboa, no próximo mês e terá como título ‘Malhar na Esquerda – Pensar à Direita’.
Entre os assuntos que serão abordados na obra estão imigração, energia, o papel da mulher na política, inovação, empreendedorismo, segurança, defesa, justiça, habitação e poder local, entre outros. Já o capítulo de Francisco Gomes incidirá sobre o tema das autonomias atlânticas, que é, aliás, uma matéria que tem sido frequentemente abordada pelo deputado na sobras e nos artigos de opinião que tem publicado ao longo do seu percurso académico e político.
“É uma honra ter sido convidado para integrar a obra, com a responsabilidade acrescida de escrever sobre um tema que é fundamental para os madeirenses. Por isso, olho para esta missão com motivação e um desejo sincero de fazer um contributo para um entendimento mais completo do processo autonómico das regiões atlânticas”, disse o deputado madeirense, citado na mesma nota.
Sobre o conteúdo do capítulo, Francisco Gomes explica que o mesmo fará uma breve resenha história da evolução das autonomias insulares e apontará algumas das áreas em que as mesmas carecem de aprofundamento.
“Se a autonomia é, além de uma disposição jurídico-política, um estado de alma para os que se assumem como defensores de um Portugal Atlântico, a mesma também configura uma postura de resistência a qualquer menorização e aos impedimentos no acesso da autonomia a poderes mais profundos e capacidades legislativas mais amplas.”