A equipa da Força Especial de Proteção Civil, que conta com aproximadamente de 300 operacionais em Portugal, esteve esta tarde no Comando Operacional da Madeira (COM), numa visita guiada pelo Major General Rui Tendeiro.
Numa nota publicada na sua página oficial, o COM revela que o Comandante Operacional explicou "pormenorizadamente as valências da estrutura do Estado-Maior-General das Forças Armadas e dos três ramos das Forças Armadas" na RAM na "vigilância e combate a fogos." Além dessas tarefas, o COM desenvolve "auxílio durante e depois de catástrofes como as aluviões e mostrou as capacidades do Núcleo de Iniciação à Operação de Sistemas Aéreos Não Tripulados". Estes últimos "têm sido utilizados em vários exercícios e acontecimentos ao longo dos últimos três anos com o Serviço Regional de Proteção Civil, que contam com o apoio da Marinha, do e Exército e da Força Aérea.
A Força Especial veio para a Madeira com cerca de 60 operacionais para ajudar no combate aos fogos dos últimos dias, elogiou a "capacitação do COM para atuar em vários cenários, ficando, antes de mais, a par da oferta que existe na Região para dar resposta a este tipo de exigências".
Paulo Graça