A cerimónia de entrega de prémios do Concurso de Montras de Natal do Funchal - edição 2025 realizou-se esta quarta-feira, 14 de janeiro, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal.
Nesta edição, o concurso registou um novo recorde de participação, com cerca de 105 estabelecimentos, representando um aumento de 25% face ao ano anterior, o que confirma a forte adesão do tecido comercial. Todas as lojas participantes tiveram as suas montras divulgadas nas redes sociais do município e receberam um certificado de participação.
No total, foram atribuídos seis prémios, num valor global de 3.500 euros. O primeiro prémio, no montante de mil euros, distinguiu a Farmácia Portuguesa, seguindo-se a Catita Kids, com 800 euros, e a Intemporâneo, com 600 euros. A Penha D’Águia e a Mãos de Fada arrecadaram, respetivamente, o quarto e quinto prémios, no valor de 400 e 200 euros. O Prémio Montra Sustentável, no valor de 500 euros, foi atribuído ao estabelecimento The Real House.
“Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal do Funchal, em parceria com a ACIF - Associação de Comércio e Indústria do Funchal, dirigida aos estabelecimentos comerciais do concelho, com o objetivo de dinamizar o comércio local, valorizar a decoração natalícia e tornar a cidade mais atrativa do ponto de vista comercial, promovendo simultaneamente práticas sustentáveis, através da atribuição de um prémio à montra sustentável”, refere nota da autarquia.
Na ocasião, o presidente da Câmara do Funchal, Jorge Carvalho, sublinhou que “o concurso é mais do que um momento de afirmação do comércio local, sendo também uma forma de dar uma nova dinâmica e uma roupagem natalícia à cidade, que se prepara para as festividades”.
Segundo o autarca, a iniciativa assume objetivos “mais amplos do que a simples atividade comercial”, procurando dinamizar o comércio local, sensibilizar para a sua importância e contribuir para o “engalanar” da cidade durante a quadra natalícia. Jorge Carvalho destacou ainda os princípios da sustentabilidade ambiental associados ao concurso, bem como a criatividade dos comerciantes, sublinhando o papel do marketing e da capacidade criativa na atratividade das montras da Baixa do Funchal.
No final, o presidente da Câmara agradeceu à ACIF, aos empresários, comerciantes e trabalhadores envolvidos, sublinhando que este esforço conjunto cria condições para reforçar a atratividade e o sucesso do comércio na Baixa da Cidade.