No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Água, que se assinalou esta quarta-feira, dia 22 de março, o Projeto Eco-Escolas e o Programa Escola Azul da Escola Básica e Secundária Dona Lucinda Andrade, dinamizou um conjunto de iniciativas junto dos seus alunos.
Entre estes destacaram-se uma exposição de trabalhos de alunos do 8.º ano, sobre a temática da Água, a apresentação de um momento musical com a "Canção do Mar", interpretado pelos alunos do 5.ºB e a realização de palestras acerca da Plasticologia Marinha, nas três turmas de 5.º ano, e sob a orientação da bióloga Sandra Capontes.
Conforme denota uma nota enviada à redação, estas iniciativas permitiram sensibilizar e consciencializar os alunos para a importância de preservar o recurso hídrico, a água, um bem essencial à vida, bem como aa necessidade de proteger a biodiversidade marinha, tendo como base os valores da sustentabilidade.
Em enfoque esteve também a problemática do plástico nos oceanos e o impacto que o plástico tem nos organismos e ecossistemas marinhos e, também, no Homem.
"Assim, procurou-se dotar os alunos com ferramentas para que se tornem agentes de mudança, redesenhando a sua relação com o plástico, e agindo de forma a garantir um futuro sustentável e em equilíbrio com a natureza, através da alteração de comportamentos, como seja a diminuição do consumo de plástico", finda a mesma nota.
Redação