MADEIRA Meteorologia

Escola Secundária de Santana no pódio do Prémio Atlântico Júnior

Data de publicação
26 Junho 2024
9:27

Uma equipa constituída por cinco alunos do ensino secundário da Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral desenvolveu durante o presente ano letivo um projeto intitulado “Biofiltração inovadora: resíduos de bananeira protetores do oceano” sob orientação da docente Ãngela Morais e com o apoio científico de Nereida Cordeiro da Universidade da Madeira, no âmbito da 3.ª edição do “Prémio Atlântico Júnior”.

“Este concurso promovido pela FLAD - Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e a Ciência Viva visa promover a cultura científica e tecnológica através da valorização do Atlântico como sistema natural e do seu papel na sustentabilidade do planeta e na sociedade, sendo selecionados para a final, a nível nacional os 20 melhores projetos que apresentem aplicações práticas para a monitorização do Atlântico e dos seus ecossistemas, e que promovam o uso sustentável dos seus recursos”, refere uma nota enviada à redação.

O projeto desenvolvido pelos alunos Carla Caldeira, Lucas Dória, Mariana Figueira, Rodrigo Pinto do 12.º1 e Diogo Mendonça do 10.º1 da Escola Secundária de Santana consistiu na construção de um protótipo feito a partir da reutilização de diversos materiais (garrafas de vidro, panelas, bomba de uma máquina de lavar roupa,...), o qual incorpora um biofiltro produzido a partir de pasta celulósica de bananeira, que simula a filtração de águas contaminadas com microplásticos.

Este projeto foi selecionado para a final do “Prémio Atlântico Júnior” que decorreu no passado dia 8 de junho no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa, onde os alunos fizeram uma apresentação pública de 10min do projeto, uma demonstração prática do protótipo e apresentação de um poster científico.

“Atendendo ao facto deste projeto ter revelado resultados bastante promissores na descontaminação de águas, na minimização da libertação de microplásticos para os oceanos e na valorização de um resíduo muito abundante na ilha da Madeira, contribuindo para a economia circular do arquipélago e para a Agenda 2030 para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 6,11 e 14, o mesmo ocupa um lugar no pódio deste concurso, apenas no dia 1 de julho na FLAD em Lisboa, se saberá se a equipa da Escola Secundária de Santana conquistou o 1.º, 2.º ou 3.º lugar.”

Na mesma nota, a escola agradece “a todos os que colaboraram na concretização deste projeto, nomeadamente aos docentes Marco Sousa e Marco Magalhães, Sr. Silvino Pereira, Sr. José Manuel Ramos - Caixilharia De Alumínio, Sociedade Unipessoal Lda do Faial; à Junta de freguesia de S. Roque do Faial e à Câmara Municipal de Santana que através do apoio na deslocação a Portugal Continental, tem possibilitado aos nossos alunos a participação em finais nacionais, para a defesa dos seus projetos, o que muito tem contribuído para o desenvolvimento de imensas competências nos nossos alunos e para o seu sucesso escolar.”

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas