A Região Madeira da Ordem dos Engenheiros, através do Grupo de Trabalho da Especialidade de Engenharia Eletrotécnica, promoveu uma visita técnica ao Navio Lobo Marinho ontem.
O navio Lobo Marinho assume, de acordo com a Ordem, “um papel estratégico de elevada relevância para a Região Autónoma da Madeira, assegurando a ligação marítima regular entre a Madeira e o Porto Santo para a mobilidade de passageiros, viaturas e mercadorias. A sua operação contribui de forma determinante para a coesão territorial, o desenvolvimento económico e a continuidade das cadeias de abastecimento, constituindo um equipamento essencial ao normal funcionamento da Região. Para além da importância económica e social para a RAM, o navio afirma-se igualmente como um ativo tecnológico de referência, com elevados padrões de engenharia, segurança e eficiência operacional”.
Os participantes conheceram o centro de controlo e navegação do navio, bem como a sala de máquinas, o sistema de propulsão e a ligação elétrica terrestre (OPS – Onshore Power Supply). Esta visita permitiu aprofundar os conhecimentos dos participantes sobre este tipo de equipamento móvel de transporte e respetivos sistemas de tecnologia avançada, fundamentais para a eficiência e sustentabilidade das operações marítimas.