A presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Élia Ascensão, sublinhou esta manhã que a segurança, o socorro e a prevenção sempre foram prioridades para o executivo, por considerar que “a defesa da população, do território e da propriedade deve estar no centro de uma política responsável”.
Na cerimónia de compromisso de honra dos 24 novos recrutas, recordou ainda que a última formação de bombeiros sapadores no concelho tinha ocorrido há 26 anos. Considerou, por isso, o dia como “de importância ímpar” para Santa Cruz, destacando que estes jovens se juntam a homens que têm demonstrado “uma entrega extraordinária” ao serviço da população.
A autarca referiu que este reforço integra um investimento superior a 1,5 milhões de euros nos últimos anos, abrangendo viaturas de socorro, equipamentos de proteção, requalificação do quartel, geradores de emergência e modernização da central de comunicações.
Acrescentou que, no Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), foram aplicados 238 mil euros em ações de sensibilização, limpeza de ribeiras e aquisição de novos equipamentos. Anunciou ainda que está em curso a compra de mais viaturas, equipamentos de proteção individual e a preparação de uma nova escola de recrutas com 11 elementos.
“A proteção civil tem sido sempre uma área sob tutela do presidente e continuará a sê-lo, porque reconheço a importância de dar a estes homens e ao seu Comandante todas as ferramentas proporcionais à sua entrega e profissionalismo”, afirmou, garantindo que o investimento continuará a responder aos desafios que se colocam ao concelho.
Terminou agradecendo o papel do Governo Regional, através do Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC) no apoio aos bombeiros da RAM, deixando ainda uma palavra de incentivo ao comandante Leonardo Pereira e aos bombeiros sapadores, salientando o orgulho que sente na corporação.