MADEIRA Meteorologia

Modernização, reforço de efetivos e proximidade à comunidade como prioridades

Data de publicação
01 Fevereiro 2026
15:07

A modernização dos meios, o rejuvenescimento do corpo ativo e o reforço da proximidade à população foram apontados como prioridades centrais da Companhia de Bombeiros Sapadores de Santa Cruz (CBSSC), pelo comandante Leonardo Pereira, durante a cerimónia comemorativa do aniversário da corporação.

Na presença de representantes do poder local e regional, entidades militares, instituições ligadas à proteção civil, bombeiros, familiares e convidados, o comandante sublinhou que a data assinala mais do que um marco simbólico, representando antes a afirmação de uma instituição com identidade própria, profundamente ligada ao concelho de Santa Cruz e à Região Autónoma da Madeira.

Leonardo Pereira começou por salientar que os bombeiros não podem ser vistos de forma redutora, lembrando o seu papel enquanto instituição secular integrada num sistema subsidiário de proteção civil. Nesse enquadramento, reforçou a importância da cooperação entre corpos de bombeiros, lamentando a ausência de algumas corporações regionais na cerimónia, mas sublinhando que “é no terreno que os bombeiros se afirmam todos os dias”.

No plano interno, o comandante recordou que, quando assumiu funções, encontrou uma companhia que necessitava de “mudanças profundas”, quer ao nível organizacional, quer na visão estratégica. Um processo que, frisou, foi possível graças ao apoio contínuo do Executivo Municipal de Santa Cruz, que nunca colocou entraves ao futuro da corporação.

“Nos últimos anos, o objetivo foi claro: consolidar o presente sem hipotecar o futuro”, afirmou, apontando o investimento na organização, nos meios operacionais, na formação e no reforço de recursos humanos como pilares essenciais para garantir autonomia operacional e capacidade de resposta a médio e longo prazo.

Os números apresentados ilustram essa aposta. Só no último ano, a Companhia respondeu a mais de sete mil alertas, envolvendo milhares de bombeiros, dezenas de milhares de quilómetros percorridos e milhares de horas de serviço dedicadas à proteção da população.

Paralelamente, entre 2023 e 2025, o Município de Santa Cruz investiu mais de 2,4 milhões de euros na modernização da Companhia. Em 2023, foram adquiridos, entre outros equipamentos, um veículo escada, um veículo especial de combate a incêndios, uma ambulância de socorro e foi modernizada a central de comunicações. Em 2024, o investimento permitiu reforçar a frota com um veículo florestal de combate a incêndios, um veículo de comando e comunicações, bem como novos equipamentos e infraestruturas de apoio. Já em 2025, destacam-se a aquisição de um veículo urbano de combate a incêndios, uma nova ambulância de socorro, um drone, um veículo de transporte de pessoal e um motociclo operacional de emergência.

Contudo, o comandante frisou que a modernização não se faz apenas com viaturas e equipamentos, mas sobretudo com pessoas. Nesse sentido, destacou a integração de 24 novos bombeiros sapadores em 2024 e a entrada prevista de mais 15 elementos em 2026, permitindo que a Companhia passe a contar com cerca de 100 efetivos, garantindo sustentabilidade e continuidade operacional.

Para o futuro próximo, o comandante apontou como desafios estruturantes a entrega de novos meios, a reorganização interna da Companhia e a preparação para uma eventual evolução da estrutura para nível de batalhão, sempre com o consenso do Executivo Municipal e o apoio da presidente da Câmara, Élia Ascensão.

Leonardo Pereira terminou com palavras de agradecimento aos bombeiros, chefias e parceiros institucionais, sublinhando a lealdade, o profissionalismo e o sentido de missão que, afirmou, fazem hoje da Companhia de Bombeiros Sapadores de Santa Cruz uma estrutura “mais consolidada, rejuvenescida e preparada para o futuro”.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual considera ser a melhor utilização futura para o edifício do Hospital Dr. Nélio Mendonça?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas