MADEIRA Meteorologia

Eduardo Jesus destaca valor cultural do 1.º Encontro São Roque Classic Show

Data de publicação
04 Outubro 2025
16:12

O secretário regional de Turismo, Ambiente e Cultura, Eduardo Jesus, marcou presença este sábado, no 1.º Encontro São Roque Classic Show, uma iniciativa organizada pela Casa do Povo de São Roque do Funchal, em parceria com o Grupo Desportivo Azinhaga, que decorreu no Miradouro da freguesia.

O evento reuniu entusiastas e colecionadores de viaturas clássicas da Região Autónoma da Madeira, promovendo o convívio entre amantes do património automóvel e a comunidade local. Entre os momentos do programa destacaram-se a tertúlia “Café Clássico”, em que participou o governante, a bênção das viaturas pelo pároco da freguesia e uma cerimónia de entrega de certificados e prémios aos participantes com veículos em exposição.

Valter Lopes, presidente da Casa do Povo de São Roque, fez um balanço muito positivo desta primeira edição do evento no qual estiveram presentes cerca de 4 dezenas de viaturas, entre automóveis e motas, “representativas de várias décadas do século XX: desde 1930 a 1990”.

Salientando o interesse dos entusiastas e participantes do evento e, sobretudo, a resposta da população que acorreu ao miradouro para visitar a exposição e participar no programa de atividades, o responsável manifestou a vontade de repetir a experiência, tornando o evento numa marca anual do calendário cultural da freguesia.

Já o Secretário Regional de Turismo, Ambiente e Cultura, Eduardo Jesus sublinhou que a iniciativa “valoriza não apenas os automóveis clássicos, mas sobretudo as histórias e memórias que cada um transporta. É um momento em que a comunidade se reúne em torno da cultura, da tradição e da partilha de experiências”, destacou.

O governante realçou ainda que esta iniciativa veio fortalecer o calendário cultural da freguesia, dando também visibilidade ao trabalho das Casas do Povo, “que continuam a ser fundamentais na dinamização da vida comunitária.”

Eduardo Jesus lembrou também o impacto que encontros desta natureza podem ter na promoção da Madeira como destino turístico, sublinhando que “atraem colecionadores, curiosos e visitantes, reforçando a Madeira como destino que valoriza o património material e imaterial.”

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira Especialista em Enfermagem de Reabilitação e Mestrado em Gestão
24/12/2025 20:00

No Natal, cuidar é o maior presente, mesmo quando todos desembrulham os seus. Enquanto muitos preparam a mesa, há quem prepare o coração para cuidar, mesmo...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas