Ao longo de uma manhã diferente, na Assembleia Legislativa da Madeira, 46 jovens de 12 escolas básicas da Madeira apresentaram e debateram 36 propostas com vista a melhorar a saúde mental dos jovens.
No âmbito da iniciativa 'Parlamento dos Jovens' da Assembleia da República, na sessão regional na Madeira, foram apresentadas várias propostas que poderão resultar em contributos para mudanças legislativas na área da saúde mental.
Mais psicólogos nas escolas, grupos de entreajuda para jovens nas escolas, formação na área para docentes e não docentes, com vista a sinais de alarme nos mais novos, redução da carga horaria letiva, inclusão destas matérias nas diferentes disciplinas, campanhas de sensibilização para encarregados de educação e estudantes, mais profissionais na área da saúde mental nos centros de saúde, entre outras propostas, foram debatidas nesta manhã, em que os alunos colocaram também questões pertinentes sobre a viabilidade de algumas das propostas.
De salientar que o projeto de recomendação mais votado servirá de base para um debate mais alargado, na especialidade, a ser melhorado para debate no parlamento dos jovens a nível nacional.
Redação