Além disso, mas nada fará sentir a passagem por perto da tempestade pelo Arquipélago da Madeira. Portugal continental será mais atingido.
A depressão Ciarán não está a afetar diretamente Portugal Continental, embora esteja prevista a passagem da superfície frontal fria que lhe está associada pelo território continental durante a madrugada e manhã desta quinta-feira.
Já no Arquipélago da Madeira, segundo o Instituto Português do mar e Atmosfera (IPMA), o efeito da depressão Ciarán irá fazer-se sentir através do aumento da agitação marítima, que será de noroeste com 4 a 5 metros de altura significativa a partir desse período, tal como o JM faz referência aqui.
Assim, durante esta noite, prevê-se precipitação, por vezes forte, em especial nas regiões norte e centro de Portugal Continental. Já durante o dia de amanhã, haverá um aumento da intensidade do vento, que soprará forte no litoral das regiões norte e centro, com rajadas até 90 km/h, e nas terras altas, com rajadas até 110 km/h, podendo superar este valor nos pontos mais altos da Serra da Estrela.
Paulo Graça