MADEIRA Meteorologia

Curral das Freiras com 15 fontanários recuperados

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
22 Junho 2021
15:03

O presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Pedro Coelho, visitou esta manhã o Curral das Freiras no âmbito da apresentação da recuperação dos 15 fontanários existentes na freguesia. Uma obra da responsabilidade da Junta de Freguesia local.

"Estes equipamentos tiveram uma importante função no passado, abastecendo a população local e servindo de ponto de encontro e de convício da comunidade.A recuperação efetuada teve o cuidado de manter a traça original destes 'monumentos'", refere comunicado enviado à redação.

A mesma nota explica que com a disseminação das redes de água estes equipamentos perderam a sua centralidade na vida das pessoas, no entanto revestem-se de um enorme valor simbólico para a comunidade.

Além da recuperação física a Junta de Freguesia procedeu a um levantamento histórico no sentido de dar a conhecer um pouco a história destes equipamentos e a sua importância no contexto da evolução da freguesia. Os mesmos serão integrados nos roteiros turísticos já existentes.

Segundo Manuel Salustino, presidente da Junta de Freguesia do Curral das Freiras, "esta recuperação era uma ambição do executivo de freguesia desde a nossa eleição e que correspondia também à vontade da população."

A autarquia refere que a paleta de cores dos fontanários é diferente de acordo com a localização dos mesmos, sendo que a norte do Curral das Freiras apresentam-se em verde, fazendo jus à paisagem em que se inserem, no centro a cor escolhida é o amarelo e a sul o azul. "Esta paleta de cores permitirá a distinção e a criação de uma identidade própria para cada zona da freguesia".

Esta intervenção foi realizada com o recurso a fundos da ACAPORAMA e com fundos ao abrigo do contrato de concessão de apoios assinado com a Câmara Municipal de Câmara de Lobos, representando um investimento na ordem dos 45 mil euros.

Pedro Coelho congratulou o presidente da junta pelo trabal ho realizado na valorização do património rural da freguesia e revelou que estão em curso a recuperação de fontanários nas Freguesias da Quinta Grande e Jardim da Serra, com recursos a fundos do PRODERAM e do orçamento Municipal. Em fase de projeto está a recuperação dos fontanários do Estreito e da freguesia de Câmara de Lobos.

"Felizmente hoje a água potável chega a casa das pessoas mas a recuperação deste legado é importante para a preservação da memória e das vivências da comunidade", concluiu Pedro Coelho.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o novo governo vai cumprir o mandato?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas