O Cortejo Alegórico da Flor, momento alto da Festa da Flor, evento promovido pela Secretaria Regional de Turismo, Ambiente e Cultura, passará, a partir do corrente ano, a realizar-se em dois domingos, nos dias 3 e 17 de maio, segundo informou hoje a Secretaria Regional de Turismo, Ambiente e Cultura.
“A decisão, integrada no objetivo de melhoria da experiência de quem nos visita, prevista no Programa UPGRADE, visa contribuir para a dignificação do cortejo e dos seus participantes, bem como para melhores condições de acompanhamento por parte do público”, lê-se em comunicado de imprensa.
A alteração surge em resposta à dimensão crescente do desfile, que apresenta uma duração muito longa e um elevado número de grupos e figurantes. Apesar da forte adesão do público ao longo de todo o trajeto, esta situação tem levado, em alguns casos, sobretudo entre quem assiste nas bancadas ou de pé, ao abandono do local antes do final do desfile. Esta situação retirava dignidade ao evento e ao trabalho desenvolvido pelos grupos, que ensaiam durante meses, investem recursos próprios e demonstram enorme dedicação, realidade que se pretende agora ultrapassar com esta nova organização.
Acresce ainda que a ideia de realizar o cortejo em dois momentos já havia sido considerada pela Direção Regional do Turismo há cerca de dois anos. Após análise dessa possibilidade e auscultação de vários intervenientes ligados ao evento, decidiu-se avançar este ano com esta novidade, que permitirá valorizar o evento, os grupos participantes e reforçar a celebração da Festa da Flor ao longo de todo o mês de maio.
Assim, passarão a existir dois desfiles, com o mesmo percurso, sendo realizado um sorteio que determina quais os grupos a desfilar em cada um dos dias. O sorteio para 2026 realizou-se esta terça-feira, na presença de todos os representantes dos grupos participantes, e ditou o seguinte resultado: Associação ANIMAD, Associação de Animação Geringonça, Escola de Samba Caneca Furada, Nuvem D’Afectos – Associação Cultural e Recreativa, Rosa Flor – Associação Cultural, Recreativa e Desportiva e Escola de Samba e Tramas e Enredos - Associação, para o dia 3 de maio e, para 17 de maio, a Associação Cultural Império da Ilha, Associação de Batucada da Madeira, Associação F.T. – Fitness Team, João dos Santos Encarnação Mendes, Maria Isabel Gomes Melo Borges de Castro, Palco D’Emoções – Associação Cultural, Recreativa, Desportiva e Escola de Samba e Poeira D’Enigmas – Associação Recreativa, Cultural e Escola de Samba. Os grupos poderão, contudo, trocar entre si o momento da atuação, caso cheguem a acordo, e com conhecimento da Direção Regional do Turismo.
Sublinha-se ainda que a comunicação da participação no evento e também desta alteração foi feita, este ano, ainda em janeiro, ou seja, com maior antecedência aos grupos participantes, permitindo uma melhor programação dos ensaios, a aquisição atempada do material necessário e a organização das deslocações dos elementos envolvidos no cortejo.
Refira-se igualmente que, este ano, foi admitido um novo grupo no desfile e, com a realização dos dois momentos do cortejo, tornou-se possível não limitar o número de grupos nem o número de elementos por grupo, ao contrário do que sucedeu no Carnaval.
A par do Cortejo Alegórico da Flor, continuarão a integrar o programa da Festa da Flor, o Madeira Classic Car Flower Parade, a realizar-se no dia 10 de maio, o Madeira Classic Car Revival (de 22 a 24 de maio), o Mercado da Flor (30 de abril a 24 de maio) e outros momentos de animação associados, acrescentando diversidade e interesse à programação.
A reformulação da Festa da Flor enquadra-se no objetivo de reforço da oferta de animação turística do Programa UPGRADE, que prevê a criação de novos produtos e nichos de mercado, a captação de novos públicos, o aumento da oferta e o aprofundamento da diferenciação, explorando as especificidades da oferta regional. Entre as medidas previstas destaca-se, precisamente, a criação de um cortejo principal distribuído por dois fins de semana.
Com primeira edição em 2026, esta abordagem reforça a Festa da Flor enquanto produto turístico estruturante e elemento central do calendário anual de animação turística da Região.