MADEIRA Meteorologia

Fernando Mamede, uma das grandes figuras do atletismo português, morre aos 74 anos

Data de publicação
27 Janeiro 2026
23:21

Fernando Mamede, um dos maiores nomes da história do atletismo português e detentor durante mais de uma década do recorde mundial dos 10.000 metros, morreu hoje aos 74 anos, informou o Sporting, clube que representou.

“O Sporting manifesta o seu profundo pesar pela morte de Fernando Mamede, antigo atleta dos ‘leões’ que faleceu esta terça-feira aos 74 anos”, lê-se numa nota publicada pelo emblema de Alvalade no seu site oficial.

Além do recorde mundial dos 10.000 metros, que manteve entre 1984 e 1999, Mamede, nascido em Beja, marcou presença em três Jogos Olímpicos (Munique1972, Montreal1976 e Los Angeles1984).

“Além das inúmeras medalhas, entre elas a de bronze nos Campeonatos do Mundo de corta-mato em 1981, foi recordista europeu e mundial e contribuiu para várias conquistas coletivas do Sporting, sendo até hoje lembrado como uma lenda da modalidade”, recordaram os ‘leões’.

De acordo com a comunicação social portuguesa, que cita fontes da Federação Portuguesa de Atletismo, Fernando Mamade terá falecido devido a complicações cardíacas.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual considera ser a melhor utilização futura para o edifício do Hospital Dr. Nélio Mendonça?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas