Ana Cristina Monteiro, deputada na Assembleia Legislativa da Madeira e presidente da Venecom, considera que "todos nós, como defensores da democracia e da liberdade, devemos apelar à libertação da Venezuela".
No discurso de abertura da conferência informativa ‘Liberdade, Democracia e Liderança’, que decorre na Sala de Senado da Universidade da Madeira, a deputada recordou os antepassados que emigraram desde a Madeira até ao país sul-americano. Agora, a história inverte-se, e devido ao momento delicado que se vive na Venezuela, a Madeira tem sido um dos lugares onde vários venezuelanos têm procurado refúgio.
Nesta iniciativa, Manuela Garcia Mendez, jornalista luso-venezuelana, apresenta parte da sua investigação sobre a crise neste país e como o país mais rico da América Latina converteu-se num país pobre. Já David Placer, jornalista e autor de "Los brujos de Chávez" e "O ditador e seus demónios" vem contar a sua história, após ter desvendado o lado negro de Chávez.
Esta conferência tem a moderação do Diretor do JM-Madeira, Agostinho Silva, e tem como objetivo final a redação de uma carta aberta à Venezuela.
Décio Ferreira