MADEIRA Meteorologia

Concurso literário ‘Terra de Sonho e Tradição’ premeia jovens escritores ribeira-bravenses

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
04 Maio 2023
14:55

A Câmara Municipal da Ribeira Brava entregou esta manhã os prémios do Concurso literário ‘Terra de Sonho e Tradição - Conto Infanto-Juvenil’, evento promovido anualmente pela Autarquia, que juntou este ano 25 participantes, tendo sido premiados seis jovens que se destacaram pela qualidade da escrita - David Rafael Pereira, Daniel Pestana do Vale, Laura Isabel Fernandes, Lara Maria Pereira, Isabel Cristina Livramento e Carolina Gonçalves.

O concurso teve início em 2018 para potenciar os hábitos literários dos mais novos, através de uma atividade que estimule o envolvimento cognitivo e, desde então, tem sido um viveiro para a descoberta de talentos na escrita.

A iniciativa está dividida em três categorias: 8/10 anos, 11/14 anos e 15/18 anos de idade e os vencedores receberam como prémio livros do Plano Nacional de Leitura e vouchers para a aquisição de material escolar.

O vereador Rafael Sousa olha para este concurso como um investimento na educação, salientando que a leitura e a escrita são sempre um investimento que vale a pena.

Por sua vez, o presidente da Câmara congratulou todas as crianças pelo grande marco que alcançaram, sendo a sua participação o verdadeiro prémio deste dia. Ricardo Nascimento agradeceu também o apoio dos professores e dos familiares que "detêm um papel fundamental no incentivo à escrita", recordando que "esta é uma forma indireta de apostarmos nas competências essenciais dos mais jovens, contribuindo para o desenvolvimento e sucesso dos mesmos".

Destacou ainda o livro ‘Ribeira Brava, Terra de Sonho e Tradição’, recentemente publicado pela Câmara Municipal, que junta os trabalhos vencedores dos concursos literários de 2018 a 2021. "Qualquer escritor gosta de ver as suas obras publicadas e este livro é a forma de a Autarquia premiar as nossas crianças", referiu o autarca que pretende dar continuidade ao lançamento destas obras literárias para valorizar a cultura ribeira-bravense e dar a conhecer textos de boa qualidade de novos e bons autores do concelho.


A manhã de hoje foi complementada com o espetáculo infantil ‘Vanusca e as Amigas das Pequenada’. No final da atuação, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) da Ribeira Brava fez uma doação à Biblioteca Municipal da Ribeira Brava de alguns livros que incidem sobre as problemáticas que afetam as crianças. O objetivo é que se criem e disponibilizem na Biblioteca caixas temáticas para quem tenha interesse em aprofundar o tema.

Daniel Faria

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas