MADEIRA Meteorologia

Comércio tradicional na baixa do Funchal enfrenta desafios, mas mantém clientela fiel no Natal

Data de publicação
04 Dezembro 2025
13:03

Na Baixa da cidade, onde as luzes de Natal brilham entre turistas e locais, a época festiva chega acompanhada de sentimentos mistos entre os comerciantes.

‘BaratiBom’ uma loja com quase três décadas de portas abertas, a funcionária Edite Nunes descreve um cenário que espelha a realidade de muitos pequenos negócios, “vendas irregulares, esperança persistente e a força de uma clientela fiel”, afirma.

“Tem dias que são positivos, temos outros que não tanto. Já não é o que era antigamente”, admite, entre a própria azáfama desta altura, a comerciante explica que o aumento dos preços “torna tudo mais caro”, reduzindo o movimento que outrora marcava dezembro. Ainda assim, garante que há quem nunca falhe: “Temos os nossos fiéis clientes, que sempre vêm aqui.”

Entre os artigos mais procurados nesta altura, os clássicos não desiludem, com por exemplo, os pijamas, roupa de dormir, lençóis e as tradicionais toalhas de Natal continuam no topo das preferências.

A loja, cuja sede nasceu na Rua do Seminário há 31 anos e que atualmente ocupa um espaço há 28 anos na Rua João Tavira, tornou-se numa zona de passagem afetiva do centro da cidade.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira especialista em reabilitação e mestranda em Gestão de Empresas
11/12/2025 08:00

O inverno chega e com ele, a pressão sobre os pulmões e sobre o sistema de saúde. As infeções respiratórias agravam-se: gripe, bronquiolites, crises asmáticas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas