MADEIRA Meteorologia

Comandante regional da PSP diz que solução para esquadras deve ser “prioridade”

Marco Milho

Jornalista

Data de publicação
06 Março 2024
12:45

O protocolo celebrado entre a PSP e o Governo Regional, que resulta no reinvestimento das verbas resultantes de coimas cobradas para aquisição de equipamentos ou outras necessidades já permitiu ao Comando Regional da Madeira um apoio que ronda os dois milhões de euros desde 2019, dos quais cerca de 1,1 milhões foram destinados à aquisição de viaturas. Agora, o comandante regional da PSP considera que a prioridade deve ser a melhoria de instalações.

Esta manhã, na cerimónia de entrega de 16 viaturas – 12 carros-patrulha e quatro descaracterizados, que já estão em circulação há cerca de duas semanas –, Luís Simões realçou que o Comando Regional da PSP “está bastante melhor do que a generalidade dos comandos do continente”, sendo que, ao nível dos automóveis de serviço, a Madeira está “relativamente bem”.

No entanto, o responsável indicou que há aspetos em que o Comando Regional ainda está “longe do desejável, designadamente em matéria de instalações”.

“Temos dois projetos para a esquadra da Ponta do Sol e para a esquadra de Santa Cruz, que terão de ser lançados os concursos e iniciadas as obras, portanto, já há perspetiva de melhoria. Mas temos ainda Machico e Porto Santo sem solução definitiva à vista e a Calheta também sem uma solução definitiva, onde arranjámos uma solução provisória”, referiu o comandante, sublinhando que estas instalações “não têm condições, nem para os profissionais de polícia, nem para os cidadãos”.

Nesse sentido, considerou, “esta terá de ser uma prioridade da tutela, em articulação com as autarquias e o Governo Regional”.

Em relação ao apoio proporcionado pelo Governo madeirense, no âmbito do protocolo celebrado em 2019, Luís Simões adiantou que este já ronda os dois milhões de euros até esta altura, dos quais cerca de 1,1 milhões foram destinados a viaturas, 600 mil euros a obras, 100 mil euros para meios informáticos e mais 100 mil euros para outros equipamentos.

Ao todo, foram adquiridos 22 carros-patrulha, uma viatura todo-o-terreno, quatro viaturas descaracterizadas, três viaturas de transporte de pessoal, dois postos móveis e 10 motociclos.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda que Portugal deve “pagar custos” da escravatura e dos crimes coloniais?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas