MADEIRA Meteorologia

Coligação ‘Força Madeira’ critica “hipocrisia” no incumprimento da Lei da Paridade

Data de publicação
12 Fevereiro 2025
12:35

A coligação ‘Força Madeira’, formada pelo PTP, MPT e RIR, manifestou esta quarta-feira forte repúdio contra partidos que, apesar de defenderem publicamente os direitos das mulheres, não cumprem a Lei da Paridade nas listas para as eleições regionais da Madeira de 2025.

“A inviabilização da aplicação da nova lei eleitoral veio a calhar para muitos partidos”, acusou a coligação, destacando que o PSD, apesar de prometer respeito pela paridade, não cumpriu com a legislação.

A ‘Força Madeira’ defendeu que, mesmo sem a lei estar ainda em vigor na Região, “todos os partidos deveriam dar o exemplo e respeitar este princípio fundamental de justiça e representação”. Para a coligação, o não cumprimento da paridade representa “um retrocesso na luta por uma sociedade mais justa e equitativa”.

“As nossas listas foram elaboradas garantindo uma representação justa e equilibrada, cumprindo integralmente a legislação vigente e promovendo a verdadeira igualdade de oportunidades”, frisou a coligação, em nota de imprensa.

A ‘Força Madeira’ exigiu que os partidos que não cumprem a Lei da Paridade “assumam publicamente a sua incoerência e expliquem aos eleitores as razões pelas quais falham em cumprir um princípio básico de justiça e representatividade”.

Em nota de imprensa, a coligação também criticou a oposição, acusando-a de “repetir os mesmos erros e incumprimentos” do PSD. “Ao não garantirem a paridade, demonstram que o seu discurso em defesa da igualdade é apenas retórica vazia, sem reflexo na realidade”.

“A lista de Miguel Albuquerque e o seu PSD Madeira vivem num mundo sem regras, ignorando os princípios democráticos e sociais que regem uma sociedade justa”, afirmou a coligação. “A sua recusa em respeitar a paridade é a prova de que não querem fazer parte de uma sociedade moderna e igualitária, preferindo perpetuar um sistema baseado no privilégio e na discriminação”, conclui.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Acha que ainda se justifica que o dia anterior ao ato eleitoral seja de reflexão?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas