MADEIRA Meteorologia

Chega-Madeira quer implementado Gabinete Anti-Corrupção após “desperdício” de 100 mil em estudo sobre bitcoin

Data de publicação
16 Outubro 2024
9:14

O presidente do grupo parlamentar do CHEGA-Madeira, Miguel Castro, reagiu à notícia divulgada ontem na manchete do JM, sobre o custo do estudo para a implementação de uma moeda eletrónica na Região, que atingiu os 100 mil euros. Para o líder parlamentar, a ausência de qualquer desenvolvimento público desde a entrega do estudo em 2022 e o silêncio da Secretaria da Economia são simplesmente “vergonhosos” e refletem uma gestão negligente dos recursos públicos.

“Estamos a falar de 100 mil euros, dinheiro dos madeirenses, desperdiçados num projeto sem qualquer utilidade prática até agora. É uma afronta à população da Madeira, que luta diariamente com problemas reais, como o acesso à saúde e a habitação. Este governo revela uma incompetência alarmante na gestão do erário público, e esta situação é absolutamente inaceitável”, afirmou Miguel Castro.

A empresa responsável pelo estudo afirmou que a continuidade do projeto depende de “decisões políticas”, mas, até ao momento, o Governo Regional não tomou qualquer posição pública sobre o tema. Para Miguel Castro, este silêncio é mais uma prova da falta de seriedade e responsabilidade do executivo regional. “O Governo tem de explicar onde está o retorno deste investimento e justificar esta inação. Não há desculpa para este silêncio”, referiu o líder do Chega-Madeira.

Miguel Castro defende que o Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção, proposto pelo Chega-Madeira, deve ser imediatamente implementado, antes mesmo da aprovação do Orçamento Regional para 2025. “Este gabinete é crucial para impedir que mais situações vergonhosas como esta aconteçam. Não podemos permitir que se continue a brincar com os dinheiros públicos desta forma”, sublinhou.

O Chega-Madeira exige que sejam revelados todos os detalhes sobre o estudo e que o Governo Regional se pronuncie de forma transparente sobre o futuro deste projeto. “A Madeira precisa de uma governação séria, onde cada euro dos contribuintes seja investido de forma a trazer benefícios concretos para a população. Este episódio é mais uma prova de que o Governo Regional está completamente alheado das reais necessidades da nossa Região”, concluiu Miguel Castro.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas